“Cada indivíduo tem maneiras e tempos próprios na construção do conhecimento. Algumas crianças aprendem a ler e escrever de forma mais rápida e autônoma, enquanto outras necessitam de maior mediação do professor. A escola tem a responsabilidade de conhecer as formas de aprender dos seus alunos e de se organizar para garantir a todos uma educação de qualidade”.
Eliane Titon
1. JUSTIFICATIVA
Este projeto vem ao encontro da missão da Secretaria da Educação que é a de assegurar um ensino de qualidade, atendendo a diversidade em seu compromisso da democratização, desenvolvendo habilidades, competências e valores humanos que promovam a sustentabilidade e respeito à pluralidade cultural, possibilitando a todos os alunos o exercício de uma cidadania plena, por meio de uma educação com foco na aprendizagem, priorizando a garantia ao acesso, permanência e apropriação do conhecimento permeada pela gestão democrática.
Ao propor o presente projeto, acreditamos que se pode contribuir de forma bastante significativa para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o domínio da leitura e escrita.
O projeto se propõe a operacionalizar uma prática pedagógica que reflita coletivamente sobre a proposta pedagógica das escolas, sobre o planejamento das atividades educativas, sobre as estratégias e recursos de ensino-aprendizagem e de avaliação, com um enfoque ao ensino e aprendizagem visando garantir que todos os alunos aprendam.
Para a superação das dificuldades será necessário um planejamento que inclua atividades diversificadas e individuais, estudo constante, dedicação e muito compromisso, importante também será conhecer a história familiar do educando para assim intervir de formar mais pontual e objetiva, por considerar o aluno como um ser biopsicossocial.
2. OBJETIVO GERAL
Espera-se propiciar a cada aluno, avançar em seu nível de aprendizagem, formular hipóteses alfabéticas e desenvolver os direitos de aprendizagem esperados para sua escolaridade, por meio de atividades diversificadas que contribuam para o sucesso escolar e melhoria da sua autoestima.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Garantir a todos os nossos alunos oportunidade de aprendizagem, redirecionando ações significativas e diversificadas de modo que as dificuldades diagnosticadas sejam superadas.
• Oferecer atendimento individualizado, observando com mais detalhes as reais dificuldades de cada aluno.
• Desenvolver práticas pedagógicas atrativas, aproveitando diversos recursos e ambientes de aprendizagens para fomentar um trabalho de qualidade.
• Encorajar os alunos ao redirecionamento de atitudes comportamentais que os impedem efetivamente de aprender.
• Aproximar professor e aluno para a reconstrução de atitudes afetivas cotidianas.
• Desenvolver competências de leitura e escrita;
• Saber interpretar vários tipos de texto;
• Desenvolver trabalhos em grupo para gerar conhecimento, cooperação, socialização, conflitos, discussão de hipóteses e desenvolvimento das potencialidades dos alunos.
• Possibilitar aos alunos a compreensão da escrita como representação da fala, a perceber a constituição silábica da palavra e a constituição alfabética da sílaba, compreendendo assim a segmentação da escrita em relação à fala.
• Estimular a leitura de pequenos textos para buscar informações, decodificar e interpretar.
• Considerar como ponto de partida o aluno, suas experiências anteriores e as hipóteses que formula sobre a escrita enquanto objeto de conhecimento.
4. PÚBLICO ALVO
Cada Unidade Escolar deverá selecionar os alunos, formando agrupamentos produtivos, respeitando os critérios abaixo e definindo o perfil e meta a ser atingida para cada turma:
• Alunos dos 4ºs e 5ºs anos que se encontram em nível silábico alfabético, apresentando dificuldades em produzir frases e textos com coerência e leitura ainda silabada;
• Turmas com no máximo 15 e no mínimo 10 alunos, sendo 4h semanais para cada turma.
• Alunos que não estão sendo atendidos por outro programa.
• Parceria e compromisso com a família/aluno para atendimento em contra turno;
O número de turmas atendidas será adequado à necessidade de cada unidade escolar e casos não previstos serão analisados.
5. CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO
O projeto prevê ações de Formação Continuada de 14 horas mensais, sendo 06 horas para encontros presenciais e 08 horas para planejamento, reflexão e registros na UE.
Os encontros presenciais serão quinzenais desenvolvidos às sextas-feiras das 08h30 às 11h30 (período da manhã) e das 14h às 17h (período da tarde) na Secretaria Municipal de Educação.
A formação inicial está prevista para 05 à 09 de março de 2018, com carga horária de 15 horas, divididos em módulos para elaboração do planejamento, plano de apoio pedagógico, portfólio de ações, atividades de adequação metodológica e instrumentos de avaliação, (ou imediatamente após as atribuições das turmas). Será na Secretaria Municipal de Educação das 8h30 às 11h30 (período da manhã) e das 14h às 17h (período da tarde).
O objetivo da formação é preparar os professores para identificar e planejar ações afim de sanar as necessidades específicas dos estudantes que impedem o avanço no desempenho escolar.
6. GESTORES DAS UNIDADES ESCOLARES
Os gestores das Unidades Escolares serão fundamentais para o sucesso do projeto e têm como atuação principal:
• Mapear os alunos com mais necessidade de reforço com base nos seus rendimentos (Conselho de Classe 2017);
• Alocar o professor com perfil para a turma do Projeto;
• Divulgar o projeto na sua unidade escolar para os professores e alunos;
• Convocar os pais para reuniões, apresentando o projeto, enfatizando a responsabilidade na frequência para o sucesso do mesmo (solicitar assinatura do Termo de Ciência e Responsabilidade);
• Observar o fornecimento de transporte e merenda para esses alunos.
• Estimular e acompanhar a participação e frequência dos alunos e professores no Projeto;
• Organizar o espaço que será destinado para o projeto, selecionando e ofertando os materiais que serão necessários.
• Manter os docentes da unidade escolar a par do andamento do projeto e do desempenho dos alunos atendidos, de forma a sensibilizá-los no trato com os mesmos;
• Promover a troca dos alunos acompanhados pelo projeto em conjunto com os professores, à medida que eles forem alcançando as metas previstas;
• Buscar parceria com o Conselho Tutelar, para garantir o direito do aluno de frequentar o projeto.
7. CONTEÚDOS
• Produção individual e coletiva de textos;
• Reconto e reescrita de textos;
• Ortografia (dentro do contexto);
• Pontuação;
• Diferentes tipos de letra (leitura)
• Coerência textual;
• Interpretação oral e escrita;
• Vocabulário;
• Segmentação;
8. DURAÇÃO DO PROJETO
De 05 de março a 29 de junho de 2018.
De 30 de julho a 14 de novembro de 2018.
9. ETAPAS
• Apresentação do Projeto aos gestores escolares;
• Adequação do Projeto no Plano de Gestão de cada Unidade Escolar;
• Formação das turmas;
• Envolvimento da família;
• Seleção dos profissionais;
• Formação dos profissionais;
• Avaliação Inicial;
• Desenvolvimento das sequências didáticas;
• Formação em serviço / planejamento das sequências;
• Avaliação e monitoramento dos resultados.
10. ESTRATÉGIAS E METODOLOGIA
Após a capacitação inicial, os professores terão encontros semanais para a preparação coletiva das atividades e avaliações, assim como para a análise das avaliações dos alunos, de forma a realinhar as ações.
As atividades serão elaboradas sempre iniciando com uma sondagem, a abordagem do conteúdo em pauta, a sistematização e a avaliação.
Para cada conteúdo, seja ele conceitual, procedimental ou atitudinal, haverá uma avaliação correspondente, de forma a proporcionar ao aluno a oportunidade de progressão, na qual irá mudando de fase, até a liberação total das aulas de reforço por atingir o objetivo do projeto.
A metodologia considerará o que a criança é capaz de aprender, dependendo de seu estágio de desenvolvimento cognitivo e, também o conjunto de conhecimentos e informações que já possui. Nesse processo o professor buscará ser um interlocutor curioso, atento e incentivador de modo à:
• Montar pasta portfólio para acompanhar o aluno no desenvolvimento de seu aprendizado;
• Trabalhar relações interpessoais;
• Explanar aos pais ou responsáveis a fundamental importância da família nesse contexto de aprendizagem;
• Salientar a importância desse projeto, atribuindo responsabilidades, como por exemplo, a organização do aluno e a frequência;
• Acompanhar as atividades desenvolvidas e providenciar reformulações quando necessárias;
11. RECURSOS
11.1 RECURSOS HUMANOS
• Professor, Equipe Gestora e Família.
11.2 RECURSOS MATERIAIS
• Materiais Pedagógicos: Guia de orientações do RI em PDF; Sequências didáticas dos livros do Ler e Escrever; Sequências didáticas planejadas a partir de gêneros textuais; Gêneros Textuais adequados à faixa etária;
• Textos fatiados;
• Acervo de Leitura;
12. AVALIAÇÃO
A avaliação será diagnóstica e continua, tendo como foco principal a observação do processo de desenvolvimento da leitura e da escrita, por meio de sondagens individuais, interesse e interação dos alunos diante com as atividades propostas. Ocorrerá por meio de registros e relatórios no decorrer das ações e interações educativas, com a finalidade de planejar as intervenções necessárias para que os alunos possam avançar na direção desejada, norteando tanto o processo de avaliação de aprendizagem, quanto o replanejamento da atuação docente. Avaliamos para tomar decisões sobre como planejar e propor a continuidade do trabalho, retomando as expectativas de aprendizagem que não foram alcançadas e reforçando e ampliando aquelas em que os alunos mostraram bom desempenho.
13. BIBLIOGRAFIA
• Plano de Ensino do Municipio de São Sebastião
• http://www.inep.gov.br/basica/saeb/default.asp- acesso em 07 de junho de 2017
• projetoseeduc.cecierj.edu.br/reforco-escolar/manual-reforco-escolar.pdf
• www.fundacoes.org.br/uploads/estudos/gestao_escolar/dimensoes_livro.pdf
• portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_acao/pcnacao_alf.pdf
• www.fafiuv.br/img/unsf/novo/usfapoio.pdf
• https://gestaoescolar.org.br/
• www.rioeduca.net/programasAcoes.
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