Projeto Semana da Água

Projetos Projetos e Programas

PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

1. TEMA

A critério de cada UE

2. JUSTIFICATIVA

Sabendo que o mundo vem enfrentando inúmeros problemas relacionados à falta de água e os cuidados com a mesma, buscaremos com este projeto aumentar o conhecimento dos alunos sobre a água e as consequências das ações negativas do homem, com a finalidade de formarmos uma consciência crítica e uma postura de respeito ao meio ambiente.

Visamos ainda que os alunos se tornem multiplicadores dos conhecimentos construídos junto a seus pais e amigos, tendo claro que, como seres humanos, devemos compreender os efeitos de nossa presença no ambiente e repensarmos nossas ações individual e coletivamente.

3. OBJETIVO GERAL

Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade que o mundo vem enfrentando com a poluição e escassez da água.

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos;

• Conscientizar os alunos sobre as consequências do consumo excessivo e desperdício desse líquido que é essencial à vida;

• Refletir sobre a proporção de água doce e salgada no planeta, diferenciando sua utilidade e entender a necessidade de preservar a água para não faltar;

• Conhecer o ciclo da água;

• Pensar sobre a conservação, levantando questionamentos a respeito das formas e consequências da poluição da água; 

• Compartilhar dicas de economia da água;

• Promover ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypty no bairro;

4. CONTEÚDOS

• A água no planeta;

• Importância da água para os seres vivos;

• Ciclo da água na natureza;

• Presença da água na natureza;

• Características e propriedades da água;

• Consumo da água;

• Dengue, Zica Vírus e Chicungunha.

5. PÚBLICO ALVO

Estarão envolvidos no projeto todos os alunos da Rede Pública Municipal de São Sebastião.

6. DURAÇÃO DO PROJETO

De 19 de Março a 23 de Março 

7. ENVOLVIDOS

• EDUCAÇÃO INFANTIL;

• ENSINO FUNDAMENTAL I E II;

• EJA.

8. ETAPAS

• Apresentação;

• Desenvolvimento;

• Culminância;

• Avaliação.

9. METODOLOGIA

A metodologia considerará o que a criança é capaz de aprender, dependendo de seu estágio de desenvolvimento cognitivo e, também o conjunto de conhecimentos e informações que já possui.  Nesse processo o professor buscará ser um interlocutor curioso, atento e incentivador.

Sugestões de estratégias para o desenvolvimento (critério da U.E)

• Levantamento prévio do conhecimento dos alunos;

• Apresentação da proposta de trabalho: o que faremos, quando faremos e como faremos;

• Sensibilização com diferentes recursos sobre a situação da água no planeta: power point, vídeos educativos, músicas, notícias em jornais, observação do globo terrestre e a presença de água em nosso planeta;

• Pesquisa sobre o consumo de água em casa e na escola;

• Registros: Dicas de Economia de Água (desenho, recorte e colagem, pintura, dobradura, paineis, produção de texto individual e coletiva de bilhete e/ou convite, de livro, folhetos informativos para a comunidade, cartazes);

• Palestra com diferentes parceiros ligados à Sabesp, Saúde e ao Meio Ambiente;

• Criação de uma hashtag junto ao logotipo da escola e/ou do projeto da água e que na semana de execução do mesmo, promovam a divulgação nas redes sociais (sugestão para inserir os alunos maiores a participarem da proposta);

• Oficinas com a comunidade: Apresentação do projeto, exposição dos materiais confeccionados, relatos de situações, dança, texto teatral;

• Passeata no bairro com distribuição de panfletos.

10. RECURSOS 

RECURSOS HUMANOS

• Equipe Gestora;

• Representantes da Secretaria do Meio Ambiente;

• Representantes da Sabesp;

• Representantes da Secretaria da Saúde.

RECURSOS MATERIAIS

• Materiais Pedagógicos: cartolina, papel crepom, tesoura, cola branca, fita adesiva, pincel atômico, pincel para pintura, tinta guache, caixas de lápis-de-cor; caneta hidrocor, revistas, jornais, gibis, folhetos, etc;

• Aparelho de DVD, TV, Filmes de DVD;

• Aparelho de som portátil, CD’s diversos;

• Câmera fotográfica digital;

• Textos informativos;

• Globo Terrestre;

• Vídeos educativos;

• Slides de Apresentação: PPT;

• Músicas: Guilherme Arantes, Palavra Cantada;

• Ofícios para parceria com: Sabesp e Saúde.

11. AVALIAÇÃO

A avaliação será diagnóstica e continua, tendo como foco principal a observação do processo de desenvolvimento da consciência em relação ao consumo de água dentro e fora da escola, por meio de pesquisas, relatos, interesse e atitudes dos alunos diante das atividades propostas.  

12. CULMINÂNCIA

• Passeata pelas ruas do bairro.

13. BIBLIOGRAFIA

www.revistanovaescolaeducador.brasilescola.uou.com.br/…/projeto-agua-importancia-para-nossas-vidas.htm

www.emdialogo.uff.br/content/proposta-de-acao-interdisciplinar-projeto-agua-em-foco


#agua #water #vida #nature  #natureza