PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
1. TEMA
A critério de cada UE
2. JUSTIFICATIVA
Sabendo que o mundo vem enfrentando inúmeros problemas relacionados à falta de água e os cuidados com a mesma, buscaremos com este projeto aumentar o conhecimento dos alunos sobre a água e as consequências das ações negativas do homem, com a finalidade de formarmos uma consciência crítica e uma postura de respeito ao meio ambiente.
Visamos ainda que os alunos se tornem multiplicadores dos conhecimentos construídos junto a seus pais e amigos, tendo claro que, como seres humanos, devemos compreender os efeitos de nossa presença no ambiente e repensarmos nossas ações individual e coletivamente.
3. OBJETIVO GERAL
Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade que o mundo vem enfrentando com a poluição e escassez da água.
3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos;
• Conscientizar os alunos sobre as consequências do consumo excessivo e desperdício desse líquido que é essencial à vida;
• Refletir sobre a proporção de água doce e salgada no planeta, diferenciando sua utilidade e entender a necessidade de preservar a água para não faltar;
• Conhecer o ciclo da água;
• Pensar sobre a conservação, levantando questionamentos a respeito das formas e consequências da poluição da água;
• Compartilhar dicas de economia da água;
• Promover ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypty no bairro;
4. CONTEÚDOS
• A água no planeta;
• Importância da água para os seres vivos;
• Ciclo da água na natureza;
• Presença da água na natureza;
• Características e propriedades da água;
• Consumo da água;
• Dengue, Zica Vírus e Chicungunha.
5. PÚBLICO ALVO
Estarão envolvidos no projeto todos os alunos da Rede Pública Municipal de São Sebastião.
6. DURAÇÃO DO PROJETO
De 19 de Março a 23 de Março
7. ENVOLVIDOS
• EDUCAÇÃO INFANTIL;
• ENSINO FUNDAMENTAL I E II;
• EJA.
8. ETAPAS
• Apresentação;
• Desenvolvimento;
• Culminância;
• Avaliação.
9. METODOLOGIA
A metodologia considerará o que a criança é capaz de aprender, dependendo de seu estágio de desenvolvimento cognitivo e, também o conjunto de conhecimentos e informações que já possui. Nesse processo o professor buscará ser um interlocutor curioso, atento e incentivador.
Sugestões de estratégias para o desenvolvimento (critério da U.E)
• Levantamento prévio do conhecimento dos alunos;
• Apresentação da proposta de trabalho: o que faremos, quando faremos e como faremos;
• Sensibilização com diferentes recursos sobre a situação da água no planeta: power point, vídeos educativos, músicas, notícias em jornais, observação do globo terrestre e a presença de água em nosso planeta;
• Pesquisa sobre o consumo de água em casa e na escola;
• Registros: Dicas de Economia de Água (desenho, recorte e colagem, pintura, dobradura, paineis, produção de texto individual e coletiva de bilhete e/ou convite, de livro, folhetos informativos para a comunidade, cartazes);
• Palestra com diferentes parceiros ligados à Sabesp, Saúde e ao Meio Ambiente;
• Criação de uma hashtag junto ao logotipo da escola e/ou do projeto da água e que na semana de execução do mesmo, promovam a divulgação nas redes sociais (sugestão para inserir os alunos maiores a participarem da proposta);
• Oficinas com a comunidade: Apresentação do projeto, exposição dos materiais confeccionados, relatos de situações, dança, texto teatral;
• Passeata no bairro com distribuição de panfletos.
10. RECURSOS
RECURSOS HUMANOS
• Equipe Gestora;
• Representantes da Secretaria do Meio Ambiente;
• Representantes da Sabesp;
• Representantes da Secretaria da Saúde.
RECURSOS MATERIAIS
• Materiais Pedagógicos: cartolina, papel crepom, tesoura, cola branca, fita adesiva, pincel atômico, pincel para pintura, tinta guache, caixas de lápis-de-cor; caneta hidrocor, revistas, jornais, gibis, folhetos, etc;
• Aparelho de DVD, TV, Filmes de DVD;
• Aparelho de som portátil, CD’s diversos;
• Câmera fotográfica digital;
• Textos informativos;
• Globo Terrestre;
• Vídeos educativos;
• Slides de Apresentação: PPT;
• Músicas: Guilherme Arantes, Palavra Cantada;
• Ofícios para parceria com: Sabesp e Saúde.
11. AVALIAÇÃO
A avaliação será diagnóstica e continua, tendo como foco principal a observação do processo de desenvolvimento da consciência em relação ao consumo de água dentro e fora da escola, por meio de pesquisas, relatos, interesse e atitudes dos alunos diante das atividades propostas.
12. CULMINÂNCIA
• Passeata pelas ruas do bairro.
13. BIBLIOGRAFIA
www.revistanovaescolaeducador.brasilescola.uou.com.br/…/projeto-agua-importancia-para-nossas-vidas.htm
www.emdialogo.uff.br/content/proposta-de-acao-interdisciplinar-projeto-agua-em-foco
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