Projeto RegenerAção 2025 é lançado com estudantes no Viveiro Municipal

Notícias Últimas Noticias

A manhã da última sexta-feira (9) foi marcada pelo início oficial da edição 2025 do Projeto RegenerAção & Atequenfim, no Viveiro Municipal de São Sebastião. A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias da Educação (Seduc) e Meio Ambiente (Semam), junto a Astera Socioambiental e propõe, por meio de experiências sensoriais, oficinas e atividades pedagógicas, desenvolver uma cultura de cuidado com a natureza, a biodiversidade e a vida.

Realizado desde 2023, o RegenerAção já impactou centenas de estudantes da rede municipal e agora chega ao seu terceiro ano consecutivo. A edição atual conecta o projeto à simbologia do ciclo da borboleta e ao conceito do “efeito borboleta”, reforçando como pequenas ações podem gerar grandes transformações. As práticas realizadas dialogam com temas como jardins polinizadores, preservação ambiental e desenvolvimento socioemocional.

Durante o encontro de abertura, os alunos participaram de uma trilha sensorial, criaram uma mandala em formato de borboleta com elementos da natureza e conversaram sobre a importância dos polinizadores para o equilíbrio do ecossistema. A atividade também convidou as crianças e jovens à introspecção, simbolizando o “casulo” da transformação pessoal.

A estudante Dafne Gonçalves da Cruz, da EM Prof. João Gabriel de Santana, de Toque Toque Pequeno, se encantou com a vivência. “Foi muito legal porque a gente se conecta com a natureza. Aprendi sobre as borboletas, qual o trabalho delas e por que elas são tão importantes. Se a gente não aprende isso, pode acabar fazendo algo errado que prejudica tudo, até a nossa vida.”

Felipe Oliveira, do 9º ano da EM Henrique Botelho, da Vila Amélia, já participou das três edições do projeto. “O RegenerAção é uma oportunidade incrível. A gente aprende coisas que mudam nosso modo de ver o mundo, como a importância de reutilizar, de cuidar das sementes, da natureza. É uma experiência transformadora.”

A estudante Amanda Liduvino, também da EM Henrique Botelho, reforçou a importância do projeto para a formação ambiental dos alunos. “Participo desde a primeira edição e acho fundamental. A gente se conscientiza, aprende sobre o impacto das nossas ações e começa a pensar num futuro melhor, mais responsável e sustentável.”

Segundo Paula Mazzola, da Astera Socioambiental, “a expectativa deste ano é despertar o efeito borboleta em cada um de nós e polinizar muito amor aqui em São Sebastião. Vamos adensar a mata do Viveiro, estudar sobre biodiversidade, entender a importância dos polinizadores e, claro, levar as nossas famosas bolinhas de sementes para o mundo. Nenhuma ação é pequena demais, tudo começa com uma intenção.

A secretária da Educação, Marta Braz, destacou a importância do projeto na formação das novas gerações. “A gente está muito feliz em dar início ao terceiro ano do Projeto RegenerAção, que surgiu a partir da tragédia de 2023 e hoje representa um compromisso real com a educação ambiental em São Sebastião. Essa parceria com a Astera, idealizada pela Paula Mazola, já trouxe frutos importantes: nossos alunos estão mais conscientes, engajados e se tornaram multiplicadores nas suas famílias e comunidades. Professores e gestores também abraçaram a proposta com entusiasmo. É um projeto que une diferentes mãos, sendo Seduc, escolas, parceiros e apoiadores, e mostra que juntos conseguimos promover transformações verdadeiras. A escolha de São Sebastião como cidade pioneira por uma escritora com alcance global só reforça que estamos no caminho certo.”

#PraTodosVerem: fotos mostram momento do lançamento do projeto no Viveiro Municipal de São Sebastião. Fim da descrição.