No sábado (24), três estudantes da rede municipal de ensino de São Sebastião foram premiados pelo ótimo desempenho na 17° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), competição disputada em 2022 por mais de 18,1 milhões de estudantes em todo o Brasil.
Os alunos Marcos Taylor da Silva Rocha, da EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada; Marcella Sousa Siqueira, da EM Luiza Helena de Barros, de Barequeçaba; e Gabriel Osvaldo Gonçalves Domingos, da EM Prof. Walfrido Maciel Monteiro, do Morro do Abrigo; conquistaram a medalha de prata na competição.
O evento de premiação ocorreu em São José dos Campos, onde os alunos Marcos e Marcella puderam comparecer para receber a premiação. Além disso, outros 14 estudantes do município receberam menções honrosas, as quais foram entregues a eles em suas respectivas unidades escolares.
Para o aluno medalhista da Escola Municipal Professora Cynthia Cliquet Luciano, Marcos Taylor da Silva, 14 anos, a experiência foi incrível do começo ao fim. “Não sabia que existia uma olimpíada brasileira que trata do assunto que mais eu amo, a matemática. Saber que consegui este prêmio mesmo entre tantos concorrentes, e poder aproveitar a premiação com meus familiares, foi o melhor de tudo”.
Segundo Marcella Sousa Siqueira, 14 anos, também medalhista da competição, a OBMEP e todas as olimpíadas que promovem mais interesse por um tema, ajudam a mudar vidas e pensamentos. “Sou grata pela OBMEP ter me mostrado um caminho que eu não conhecia. Nenhuma nota ou medalha no mundo descreve a felicidade de ver seus pais, família, amigos e escola orgulhosos da minha trajetória”.
Sobre a OBMEP
O público-alvo da Olimpíada é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Em São Sebastião, participaram cerca de seis mil alunos de oito escolas da rede municipal de ensino.
Confira a lista dos alunos que receberam menções honrosas:
Menções honrosas – Nível 1 (6º e 7º ano)
- Luis Fernando Souza Nikolakis (EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano)
- Luiza dos Santos Coelho (EM Henrique Botelho)
- Manuella Sampaio G Oliveira (EM Henrique Botelho)
- Henrique Barbosa de Alencar Menezes (EM Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro)
- Kalebe Gonçalves Sellin (EM Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro)
- Luan Bastos de Paula Guedes (EM Henrique Botelho)
- Raphael Henrique Lopes de Moura (EM Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza)
- Estevão Henrique Nunes da Cruz (EM Prof. Walfrido Maciel Monteiro)
Menções honrosas – Nível 2 (8º e 9º ano)
- Asafe Bueno (EM Prof.ª Luiza Helena de Barros)
- Maria Eduarda Bagatelli M Souza (EM Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro)
- Cristine Lima R dos Santos (EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano)
Fellype do Valle de O Pereira (EM Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro)
- João Victor Rocha Ferreira (EM Prof.ª Luiza Helena de Barros)
- Lucas Caetano de Sousa (EM Prof.ª Luiza Helena de Barros)
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra alunos da rede municipal de São Sebastião durante premiação da OBMEP. Fim da descrição.