A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), com apoio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), lança, na próxima sexta-feira (2/6), a Coleção Memórias Caiçaras, composta por 11 obras literárias, desenvolvidas com o objetivo de preservar e promover o passado histórico-cultural do município.
O evento ocorrerá no Espaço Cultural Batuíra, onde as obras serão apresentadas pela primeira vez ao público. Na ocasião, também haverá performances musicais e poesias que remetem à cultura caiçara, além da presença de alguns dos autores dos livros.
A Coleção reúne poesias e histórias de São Sebastião contadas por sebastianenses – de nascimento ou por adoção – como Neide Palumbo, Geraldo De Buta, Manuel Hyppólito do Rego, Iraydes Lobo Vianna, Anna de Senna Botelho, Nhô Bento e outros autores.
As obras são: A Lenda do Litoral Paulista; São Sebastião do Meu Tempo de Menina; Crônicas de Quarteirão; Histórias do Tempo Antigo de São Sebastião; Caiçaras de Juqueí; Uma Janela Para o Passado; Enseada – Sua História Por Sua Gente; Alma Caiçara: Poesias e Histórias de Tião Salomão; ‘Eu, o Amor, Uma Existência’; Terralão; e Rosário de Capiá.
Os livros foram distribuídos para todas as unidades escolares municipais, em uma ação que faz parte do Programa de Enriquecimento Curricular – Estudo da História e Cultura de São Sebastião nas Escolas, visando subsidiar os professores com material e capacitação sobre a história e cultura de São Sebastião.
#PraTodosVerem: arte ilustrada nas cores preto, branco e bege, com a chamada “Lançamento Coleção Memórias Caiçaras”, seguida dos dizeres “02 de junho de 2023, às 19h” e localização Espaço Cultural Batuíra, Martins do Val, 99, no bairro São Francisco . Rodapé com logos institucionais da Fundass, SEDUC e do Governo Municipal. Fim da descrição.