Ação é uma oferta gratuita e visa diminuir os impactos da pandemia no processo de alfabetização
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), firmou parceria com o Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP) para implementação do Programa Emergencial de Educação Pós-pandemia, que visa recuperar as lacunas no processo de aprendizagem dos alunos.
Os professores terão acesso a um material específico, disponível em formato digital e impresso, e receberão formação continuada para que o programa tenha o resultado esperado.
Neste primeiro momento, o público alvo será composto por alunos dos 3os, 4os e 5os anos, na recomposição do processo de alfabetização, e para os de 6o a 9o ano, na recomposição das habilidades de Português e Matemática. As atividades já estão disponíveis e chegam às escolas ainda no mês de agosto, começando por uma avaliação diagnóstica, específica para os alunos dos anos inciais.
Além da formação específica, os professores terão acesso aos resultados das avaliações que serão aplicadas ao longo do programa, tendo como objetivo aprimorar o processo de diagnóstico e de acompanhamento da evolução das aprendizagens.
As formações com os profissionais da educação envolvidos serão continuadas, sendo acompanhados por analistas do SESI-SP, que atuarão presencialmente em todas as unidades de ensino de anos iniciais da rede municipal.
O programa é uma oferta gratuita, garantida pela assinatura de um termo de colaboração entre a Prefeitura Municipal de São Sebastião e SESI SP, e funcionará de forma continua e com prazo indeterminado na rede municipal.
Segundo a secretária da Educação, Marta Braz, esta é uma oportunidade de somar aos trabalhos já executados pela pasta para recuperação dos estudantes. “Já estamos trabalhando para atender a necessidade educacional dos alunos causada pela pandemia e esta parceria fortalecerá ainda mais nossos esforços.”, comenta a secretária.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra reunião entre representantes da SEDUC e do SESI-SP. Fim da descrição.