‌Estudantes da rede municipal de São Sebastião dão início ao projeto RegenerAÇÃO para ações ambientais

Cerca de 300 líderes estudantis dos grêmios de escolas municipais de São Sebastião deram início ao projeto RegenerAÇÃO durante uma cerimônia especial na última segunda-feira (19). O evento, uma parceria entre a Prefeitura, por meio das secretarias da Educação (SEDUC) e do Meio Ambiente (SEMAM), e a empresa Astera, marcou o lançamento oficial da iniciativa.

Durante o encontro, realizado no Teatro Municipal, os alunos foram apresentados a metodologia do projeto, que tem como objetivo principal aplicar práticas ecológicas na rede municipal de ensino para contribuir com a recuperação e restauração ambiental do território da cidade. Além disso, busca promover a ressignificação do contato com a natureza, além de sensibilizar os jovens para a importância da preservação ambiental e estimulá-los a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades.

Também foi apresentada a jornada do RegenerAÇÃO aos estudantes dos grêmios estudantis que fazem parte do Projeto Jovens em Ação, que é composta por quatro desafios que visam introduzir, sensibilizar e promover ações de ressignificação do contato com a natureza. Ao final do ano, estas experiências serão compartilhadas pelos estudantes.

Por fim, os alunos receberam seus kits de Agentes Semeadores, que incluem materiais e ferramentas necessárias para a realização das atividades propostas. Através dessas ações, os jovens serão incentivados a reflorestar áreas degradadas e promover a conscientização ambiental em suas escolas e comunidades.

Em discurso, o prefeito Felipe Augusto afirmou que por meio do projeto os alunos contribuirão com a restauração ambiental do município. “Temos que fazer a nossa parte para recuperar o meio ambiente. Hoje nossas encostas estão com cicatrizes e a terra que estava lá também escorreu. Então esse programa vai ajudar, vai contribuir com a melhora da nossa cidade. A gente vai fazer a nossa parte pelo meio ambiente”, disse.

A secretária da Educação, Marta Braz, ressaltou a importância da missão de reconstruir o meio ambiente e levar conscientização aos alunos. “Nosso objetivo é formar agentes transformadores do meio ambiente, capacitando os estudantes para que se tornem líderes na promoção da sustentabilidade e da preservação ambiental”, afirmou.

Segundo Paula Mazzola, idealizadora do projeto e responsável pela empresa Astera, mais do que uma ação ambiental, o RegenerAÇÃO também visa impactar as pessoas envolvidas após a tragédia que acometeu a cidade.

“O projeto RegenerAÇÃO tem como objetivo principal resgatar não apenas as áreas naturais degradadas, mas também regenerar as pessoas, as famílias e toda a nossa comunidade. É uma iniciativa que busca promover uma mudança de mentalidade, despertando consciência ambiental e o espírito de liderança nos jovens”, destacou Mazzola.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos da cerimônia de lançamento do projeto “RegenerAÇÃO”, realizada no Teatro Municipal. Fim da descrição.