Cerca de 300 líderes estudantis dos grêmios de escolas municipais de São Sebastião deram início ao projeto RegenerAÇÃO durante uma cerimônia especial na última segunda-feira (19). O evento, uma parceria entre a Prefeitura, por meio das secretarias da Educação (SEDUC) e do Meio Ambiente (SEMAM), e a empresa Astera, marcou o lançamento oficial da iniciativa.
Durante o encontro, realizado no Teatro Municipal, os alunos foram apresentados a metodologia do projeto, que tem como objetivo principal aplicar práticas ecológicas na rede municipal de ensino para contribuir com a recuperação e restauração ambiental do território da cidade. Além disso, busca promover a ressignificação do contato com a natureza, além de sensibilizar os jovens para a importância da preservação ambiental e estimulá-los a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades.
Também foi apresentada a jornada do RegenerAÇÃO aos estudantes dos grêmios estudantis que fazem parte do Projeto Jovens em Ação, que é composta por quatro desafios que visam introduzir, sensibilizar e promover ações de ressignificação do contato com a natureza. Ao final do ano, estas experiências serão compartilhadas pelos estudantes.
Por fim, os alunos receberam seus kits de Agentes Semeadores, que incluem materiais e ferramentas necessárias para a realização das atividades propostas. Através dessas ações, os jovens serão incentivados a reflorestar áreas degradadas e promover a conscientização ambiental em suas escolas e comunidades.
Em discurso, o prefeito Felipe Augusto afirmou que por meio do projeto os alunos contribuirão com a restauração ambiental do município. “Temos que fazer a nossa parte para recuperar o meio ambiente. Hoje nossas encostas estão com cicatrizes e a terra que estava lá também escorreu. Então esse programa vai ajudar, vai contribuir com a melhora da nossa cidade. A gente vai fazer a nossa parte pelo meio ambiente”, disse.
A secretária da Educação, Marta Braz, ressaltou a importância da missão de reconstruir o meio ambiente e levar conscientização aos alunos. “Nosso objetivo é formar agentes transformadores do meio ambiente, capacitando os estudantes para que se tornem líderes na promoção da sustentabilidade e da preservação ambiental”, afirmou.
Segundo Paula Mazzola, idealizadora do projeto e responsável pela empresa Astera, mais do que uma ação ambiental, o RegenerAÇÃO também visa impactar as pessoas envolvidas após a tragédia que acometeu a cidade.
“O projeto RegenerAÇÃO tem como objetivo principal resgatar não apenas as áreas naturais degradadas, mas também regenerar as pessoas, as famílias e toda a nossa comunidade. É uma iniciativa que busca promover uma mudança de mentalidade, despertando consciência ambiental e o espírito de liderança nos jovens”, destacou Mazzola.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos da cerimônia de lançamento do projeto “RegenerAÇÃO”, realizada no Teatro Municipal. Fim da descrição.