TURMA DA MÔNICA E A HORA DA MATEMÁTICA – 4º ANO

4º Ano Ensino Fundamental Anos Iniciais

ATIVIDADE 1

Observe o cartaz da Turma da Mônica:

Baseando-se no cartaz, responda:

1-O cascão é famoso por não gostar de:

(  )  Comer            (  ) Brincar           (  ) Tomar banho

2- A Turma da Mônica se reuniu para alertar sobre a importância da higiene pessoal no combate à disseminação do:

(  ) Covid-19         (  ) Sarampo       (   ) Cheiro ruim do Cascão

3- A frase do cartaz “lavar as mãos salva vidas”, está relacionada a:

(   ) Uma das formas de se prevenir contra o novo coronavírus.

(   ) Uma das formas de se sentir mais saudável

(   ) Uma das formas de mostrar que sou corretamente higiênico.

4- Que outras frases você indicaria para esse cartaz? Escreva abaixo:

5- Mesmo odiando a água e a higiene, o Cascão se rendeu e lavou suas mãos para acabar com o Covid-19. E você, está fazendo sua parte para acabar com a disseminação do Coronavirus? Faça uma lista de atitudes que você e seus familiares estão fazendo para salvar nosso planeta.

ATIVIDADE 2               

Leia o texto com atenção: 

1- O texto acima é:  

       (    ) Bilhete            (    ) Receita              (    ) Bula   

2- Esse tipo de texto serve para: 

      (   ) Narrar uma história.       (   ) Dar um recado a alguém.       (   ) Divertir pessoas.  

3- Quem é o remetente do bilhete?

4- Quem é o destinatário do bilhete? 

5- Qual é a data do bilhete?

Você sabe o que é uma entrevista?

Entrevista é uma conversa entre duas ou mais pessoas (o/s) entrevistador(es) e o(s) entrevistado(s) onde perguntas são feitas pelo entrevistador de modo a obter informação necessária por parte do entrevistado.

Leia a entrevista abaixo, se precisar peça ajuda para um adulto de sua casa.

 a) Complete o quadro com algumas informações do texto com base nos itens a seguir

 b) Por que o texto recebeu esse o título “A encantadora de crianças”? Explique.

c) Sublinhem no texto os trechos em que Ruth Rocha fala sobre as histórias contadas na infância dela. Escreva abaixo as palavras que você sublinhou separando-as em sílabas.

d) A autora acredita que as palavras difíceis devem aparecer nos livros infantis? Por quê?

e) Ruth Rocha disse: “Tenho mil histórias voando por aí que quero escrever”. Explique como a autora faz para escrever uma história.

HORA DA MATEMÁTICA

O TRIÂNGULO MÁGICO: a soma de cada lado do triângulo abaixo é a mesma!!!

Porque: 4 + 9 + 5 = ____ , 5 + 7 + 6 = ____ e 4 + 8 + 6 = ____

É por isso que este triângulo é chamado de triângulo mágico, pois a soma em cada lado é a mesma! Agora é com você:

  1. Utilize os números 4, 5, 6, 7, 8 e 9 nos triângulos abaixo, de tal modo que a soma em cada lado do triângulo seja 19, 20 e 21. O desafio nesta atividade é acrescentar o algarismo 5 para se obter o maior número possível com 4 dígitos.

Você deve pensar bem qual é o melhor lugar para posicionar este algarismo nos seguintes números:

3. Calculando:

Utilize o cálculo mental para encontrar os resultados dessas adições. Se precisar arme as contas:

a) 238 + 99 = _______________

b) 507 + 99 = _______________

c) 99 + 1 186 = _______________

d) 3 021 + 199 = _______________

e) 299 + 457 = _______________

f) ______________ = 99 + 321

g) ______________ = 199 + 8 002

h) ______________ = 299 + 748

i) ______________ = 565 + 99

j) ______________ = 999 + 199

2- Escreva os números abaixo com bastante atenção!

Dez mil _________________________________

Mil _____________________________________

Cento e oito ______________________________

Cento e trinta e quatro mil _____________________________

Cinquenta mil e noventa e sete ________________________

Trinta e sete mil, duzentos e dezenove ___________________

Dois mil e sessenta e sete _____________________________

Trinta mil __________________________________________

3- Vamos resolver as situações-problemas?

Leia as situações propostas e assinale qual é a operação mais adequada para resolver cada problema. Depois, resolva os problemas.

1. São 32 equipes. Cada equipe tem 12 reservas. Quantos são os reservas?

a) 32 + 12 =      b) 32 × 12 =      c) 32 ÷ 12 =      d) 32 – 12 =

2. Cada jogo tem 11 titulares e 5 reservas. Em 2 equipes, quantos jogadores há entre titulares e reservas?

a) 11 + 5 + 2 =      b) 11 – 5 × 2 =      c) 16 × 2 =      d) 11 × 5 × 2 =

3. Cada equipe pode levar 23 jogadores para a copa. São 32 equipes. Quantos jogadores irão à copa?

a) 23 × 32 = b) 23 + 32 = c) 32 – 23 = d) 32 ÷ 23 =

4. Cláudia foi a uma loja de eletrodomésticos e quer comprar duas mercadorias que, juntas, custam R$ 1.400,00. Ela possuía apenas R$ 500,00, que dará como entrada, e o resto pagará em prestação. Quanto falta para completar o valor total das mercadorias?

5. Se pagar o restante em 2 parcelas iguais, qual será o valor de cada parcela?

6.E se resolver pagar em 4 parcelas iguais?_____________________