A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Astera Socioambiental, deu início nesta segunda-feira (9/6) ao projeto Jornada Atequenfim & RegenerAção na Educação Infantil. A abertura da atividade aconteceu na EMEI Meire Vasques Fernandes, no bairro Itatinga, e seguirá com programação em outras unidades escolares ao longo do mês de junho.
A iniciativa de educação socioambiental propõe experiências sensíveis de conexão com a natureza, valorização da biodiversidade local e fortalecimento dos vínculos afetivos das crianças com o meio ambiente e com suas próprias emoções. Realizado diretamente dentro das escolas, o projeto oferece oficinas que integram arte, corpo, natureza e escuta, estimulando atitudes regenerativas desde os primeiros anos de vida.
Inspirado no ciclo da borboleta e no conceito do Efeito Borboleta, o projeto destaca como pequenas ações podem gerar grandes transformações. A experiência passa por quatro momentos simbólicos, sendo o ovo, a lagarta, o casulo e a borboleta, cada um representando uma etapa do desenvolvimento e da descoberta pessoal das crianças. Durante as atividades, elas criam crachás, exploram elementos naturais, participam de trilhas sensoriais e confeccionam borboletas com materiais recicláveis.
A proposta também incentiva a criação de Jardins de Polinizadores e borboletários simbólicos nas escolas, como espaços vivos de escuta, pertencimento e regeneração, promovendo uma cultura de cuidado com a vida.
A jornada é conduzida pelas facilitadoras Paula e Fernanda, com apoio da equipe pedagógica da rede municipal. As ações contemplam as EMEIs Carrossel, de Boracéia; Bolinha de Sabão, de Toque-Toque Pequeno; Pônei Azul, da Enseada; Arco Íris, de Baraqueçaba; Mundo Encantado, do Canto do Mar; e Elefante Colorido, do Jaraguá.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra crianças da rede municipal participando do Projeto RegenerAção. Na primeira imagem, os alunos estão sentados em roda, ao ar livre, ouvindo uma contação de histórias conduzida por duas facilitadoras. Em seguida, as crianças observam e cheiram flores, explorando elementos naturais. Já nas últimas imagens, elas aparecem criando uma grande borboleta coletiva com tinta e carimbos de mão, enquanto interagem com as facilitadoras de forma lúdica e atenta. Fim da descrição.


