A Creche Gabriel Almeida Teixeira Lobo, de Maresias, recebeu na quarta-feira (15/5) uma roda de conversa em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A atividade também contou com a participação das famílias da Creche Maresias 1 e faz parte da agenda de mobilização da campanha Maio Laranja, que em 2025 completa 25 anos de luta pelos direitos das crianças e adolescentes em todo o país.
A ação foi promovida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Costa Sul, vinculados a Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico (Sedes); a equipe multiprofissional da Atenção Primária à Saúde (APS) da Costa Sul da Secretaria da Saúde (Sesau); e a Secretaria da Educação (Seduc). O objetivo foi orientar pais, mães e responsáveis sobre a prevenção e identificação de sinais de abuso, além de reforçar a importância da proteção integral na primeira infância.
Durante a conversa, os participantes refletiram sobre os riscos enfrentados por crianças em situação de vulnerabilidade e os caminhos de prevenção dentro da família e da comunidade escolar. A assistente social Caroline de Almeida, do CRAS Boiçucanga, destacou a relevância da atividade. “Nosso objetivo era pensar formas de prevenir esse tipo de situação. Infelizmente, o Brasil tem dados alarmantes de violência contra a criança, principalmente na primeira infância. Por isso, é essencial conversar com os responsáveis sobre como proteger nossos pequenos”, afirmou.
A mãe Angélica Rodrigues compartilhou sua opinião sobre a ação. “Foi muito importante porque é o cuidado que a gente precisa ter. Às vezes tem conselhos que eles dão que a gente não tem ideia do que fazer ou poderia ter feito, então foi de suma importância.”.
Instituído pela Lei Federal nº 9.970/00, o 18 de maio marca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e orienta políticas públicas de prevenção à violência sexual. Em São Sebastião, a campanha é coordenada por diversas frentes intersetoriais com o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa da infância com ações ao longo do mês em diferentes regiões da cidade.
#PraTodosVerem: fotos mostram momentos da roda de conversa realizada na Creche Gabriel Almeida Teixeira Lobo, de Maresias. Fim da descrição.

