Prefeitura de São Sebastião e SAMU concluem capacitação em primeiros socorros para profissionais da educação

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC) e intermédio do Programa São Sebastião pela Primeiríssima Infância, concluiu a capacitação de 509 profissionais de profissionais de creches municipais no curso de atualização de primeiros socorros, promovido em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

Com ênfase em técnicas de desengasgo em bebês e crianças, a formação foi ministrada, de 19 de novembro a 14 de dezembro, pela instrutora e enfermeira responsável pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU) de São Sebastião, Danielli Bergman Andrade, que abordou de forma teórica e prática, técnicas e manobras para reconhecer e saber o que fazer em situações de asfixia, desengasgo, parada respiratória e cardiorrespiratória.

Nesta quarta-feira (22), a equipe da Educação recebeu os profissionais do SAMU para um café da manhã em agradecimento pela parceria e o trabalho realizado pelos técnicos do serviço de saúde. “Nós temos a certeza de que o conhecimento que passamos vai prevenir muitos acidentes no futuro, inclusive, pretendemos voltar com outros treinamentos em 2022”, declarou Danielli Bergman.

O treinamento atende aos requerimentos da Lei Federal nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em princípios básicos de primeiros socorros de professores e funcionários de ensinos público e privado de educação básica. Os certificados para aqueles que concluíram o treinamento serão entregues em janeiro do próximo ano.

Escrito por Ashiley Lourenço
*Com supervisão de Janaína Castro