MÚSICA NA ESCOLA

Projetos e Programas

Pensando na importância que a música traz para o cidadão, o projeto “Música na Escola”, implantado nas escolas da rede municipal em 18 de agosto de 2008, e atendendo a Lei nº 11.769 de obrigatoriedade da presença do ensino de música nas escolas de educação básica, dá a oportunidade de vivenciá-las, tornando possível educar através da música e ampliando conhecimentos por meio de aulas teóricas e práticas.

A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. Ela está presente em todas as culturas nas mais diversas situações. Faz parte da educação e é considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos.

Sabendo dessa importância cerca de 1.000 mil alunos da rede municipal de ensino são atendidos nas 18 unidades escolares do município que o projeto contempla, fruto de uma parceria entre a Secretaria da Educação (SEDUC) e a Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Sant’Anna (FUNDASS), sendo divididas em 8 fanfarras, 7 bandas de percussão com instrumentos melódicos e 1 banda musical, 2 bandas marciais