As escolas municipais Professora Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada, e Henrique Botelho, da Vila Amélia, desenvolveram na segunda-feira (5/5) uma formação especial com os alunos dos 6ºs aos 9ºs anos, voltada para o combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
A ação faz parte da campanha Maio Laranja, marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio. O encontro contou com a condução da psicóloga Carla Brasil, da Secretaria de Saúde (Sesau). Com acolhimento e escuta ativa, a profissional promoveu rodas de conversa que incentivaram a reflexão, o diálogo e o protagonismo estudantil.
Durante os encontros, os estudantes compartilharam opiniões e vivências, reforçando a importância de espaços seguros para escutar, acolher e proteger. “Foi uma roda de conversa bem legal, porque foi algo dinâmico. Teve vários relatos, alguns difíceis, mas importantes de serem ditos”, comentou Gabriel Ribeiro dos Santos, 14, aluno da EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano.
Para Manuela Santos Lima de Oliveira, 14, também da Cynthia Cliquet Luciano, o momento foi necessário. “Achei bem legal. Muitas meninas puderam falar sobre situações desconfortáveis.”
A iniciativa será levada pela Secretaria da Educação (Seduc) para outras escolas durante o mês de maio para assim fortalecer a rede de proteção, promover a formação cidadã e preparar os estudantes para serem agentes ativos na defesa dos direitos da infância e da adolescência.
#PraTodosVerem: fotos exibem momentos da roda de conversa realizada com estudantes da Escola Municipal Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano. Fim da descrição.

