Escolas municipais de São Sebastião são selecionadas para programa de inclusão digital promovido pela Petrobras

Oito escolas municipais de São Sebastião foram selecionadas para participar do projeto Janelas para o Amanhã, da Petrobras. O programa social de inclusão digital da companhia promoverá formações digitais para professores, além de destinar até 40 computadores recondicionados para cada um das unidades contempladas pela iniciativa.

As unidades de ensino comtempladas pelo projeto são: EM Prof. Antonio Luiz Monteiro, de Boiçucanga; EM Henrique Botelho e EM Prof. Dr. José Machado Rosa, da Vila Amélia; EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano e EM Solange de Paula, da Enseada; EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana e EM Prof.ª Verena de Oliveira Doria, da Topolândia; e EM Prof. Walfrido Maciel Monteiro, do Morro do Abrigo.

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), incentivou a participação das escolas, ofereceu apoio aos gestores, monitoramento e acompanhamento do processo de inscrição, realizada no período de 19 de julho a 18 de agosto. “Estamos muito contentes com essa conquista, uma vez que a integração com o projeto da Petrobras impulsionará não somente o trabalho dessas escolas comtempladas, mas também refletirá positivamente em toda a rede”, destacou a secretária da Educação, Marta Braz.

O treinamento em tecnologia da informação voltado aos educadores, realizado em parceria com a Recode, organização da sociedade civil que utiliza a informática como mecanismo de inclusão e empoderamento digital, tem início previsto para acontecer a partir de março do ano que vem, com o como objetivo aprimorar o uso da tecnologia digital na prática pedagógica.

A entrega dos computadores deve ocorrer em lotes a partir de 24 de setembro e até o final deste ano, e contarão com suporte técnico por um período de dois anos. Os equipamentos já foram utilizados na empresa e passaram por recondicionamento, estando em perfeitas condições de uso e com vida útil ampliada.

Janelas para o Amanhã

Pensando em contribuir com este movimento, estamos lançando o projeto Janelas para o Amanhã, que, prevê a capacitação em tecnologia da informação para cerca de 2.500 alunos e 2 mil professores de escolas da rede pública nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, além da doação de mais de nove mil computadores. A iniciativa tem potencial para ampliar o acesso digital a mais de 50 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio até 2022.