EM Prof.ª Luiza Helena de Barros é campeã brasileira em Campeonato de Bandas e Fanfarras

Notícias Projetos e Programas Últimas Noticias

A banda de percussão da Escola Municipal Prof.ª Luiza Helena de Barros, de Barequeçaba, que faz parte do projeto “Música na Escola”, promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), conquistou o título de campeã brasileira no Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras 2022 realizado pela LBF (Liga Brasileira de Fanfarras e Bandas), que ocorreu ontem (06) na cidade de Lorena-SP.

A corporação, comandada pelo instrutor Willian Douglas de Assis Ferreira e pela coreografa Rosana Silva de Souza, disputou na categoria banda de percussão com instrumentos melódicos na etapa federal após vencer pela 5ª vez o campeonato estadual paulista, representando assim São Sebastião e o estado de São Paulo.

Ao todo a banda recebeu 10 premiações na competição, alcançando o 1º lugar nos quesitos Corpo Musical, Corpo Coreográfico, Comandante Mor, Baliza, Balizador, Pavilhão e Estandarte na categoria “Parada” (desfile em um trecho); e também 1º lugar pelo Corpo Musical, Corpo Coreográfico, Baliza e Balizador na categoria Showcase (apresentação de música de confronto na concha).

Segundo Willian Douglas, o resultado é consequência do empenho de cada um para vencer as dificuldades no caminho. “O título de campeão brasileiro foi a nossa cereja do bolo, mas para alcança-lo foi muito trabalho, ansiedade, dedicação e esforço de todos.”, ressalta o regente da banda.

Projeto Música na Escola

Promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC) e Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Sant’Anna (FUNDASS), o projeto, voltado para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, possui 11 corporações musicais, entre elas, fanfarras e bandas alocadas nas unidades escolares.

Indo de encontro a Lei Federal 11.769 de 18/08/2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica, o projeto contribui para a capacitação e integração de jovens músicos, por meio de aulas teóricas e práticas de percussão e sopro, realizadas no contra turno escolar.

Confira as categorias e quesitos vencedores:

Parada (desfile em um trecho de 200 metros) – 6 premiações:

1º lugar – Corpo Musical
1º lugar – Corpo Coreográfico
1º lugar – Comandante Mor
1º lugar – Baliza
1º lugar – Balizador
1º lugar – Pavilhão e Estandarte

Showcase (apresentação de uma música de confronto na concha) – 4 premiações:

1º lugar – Corpo Musical
1º lugar – Corpo Coreográfico
1º lugar – Baliza
1º lugar – Balizador

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra a banda da EM Prof.ª Luiza Helena de Barros, de Barequeçaba, durante sua apresentação no campeonato brasileiro. Na última foto os alunos estão reunidos, sentados e agachados, com os troféus no chão, para uma foto. Fim da descrição.