Atividade 01 – Texto Literário – poema
#Continueaestudar… Orientações passo a passo!
Passo 01
Leia abaixo o poema O trem de Roseana Murray:
Leia abaixo o poema O trem de Roseana Murray: Vai que vai, vai que vem faz o balanço do trem. A menina, com o nariz achatado na vidraça, enlaça a paisagem com o seu olhar encantado. Vem também, vem também faz o balanço do trem. Na bolsa a menina leva pérolas coloridas, girassóis e margaridas, anõezinhos de voz fina e afinadas flautas mágicas. Você vem, você vem faz o balanço do trem. É que a bolsa é cheia de sonhos, alegres e tristonhos, e ninguém sabe para onde leva a menina balançando no coração do trem. Vai que vai, vem que vem, vem também, vem também você vem, você vem -Faz o balanço do trem. (MURRAY, Roseana. Fardo de carinho, Belo Horizonte: Lê, 1987. Fonte: Livro: JORNADAS.port – Língua Portuguesa – Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho – 6º ano – Editora Saraiva. p.238 e 239 |
Passo 02
Agora aprecie a música O trenzinho caipira, Bachianas Brasileiras nº 2 de Villa Lobos no link abaixo:
Passo 03
Reflita e responda, em seu caderno, às seguintes perguntas sobre o poema e a música:
- Você gosta de ler poemas?
- Você se lembra de algum poema ou trecho de poema que já estudou?
- Faça um desenho que represente a primeira estrofe do poema.
- De acordo com sua interpretação, o que seriam sonhos alegres e sonhos tristonhos?
- Você acha que é possível uma bolsa de menina conter tudo o que é dito na segunda estrofe do poema? Por quê?
- Você já conhecia o compositor brasileiro Villa Lobos?
- Você gostou da música O trenzinho caipira interpretada pela orquestra?
Passo 04
Escreva, em seu caderno, um texto dizendo quais são seus sonhos tristonhos e quais são seus sonhos alegres.
Se puder, leia seu texto para alguém de sua família.