EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª ETAPA

1ª Etapa Educação Infantil

A Educação Infantil é o início da escolarização de uma criança, fase em que a imaginação e a fantasia são ferramentas fundamentais no processo de aprendizagem das crianças. O Professor de Educação Física, neste momento, deve disponibilizar ao aluno o maior número de possibilidades, por meio de desafios corporais que envolvam ações cognitivas, afetivas e motoras de maneira conjunta, e não apenas explorando o corpo de maneira isolada. Isso porque entendemos que o ser humano é integral e integrado a comunidade em que vive, e o corpo é a porta de entrada para o avanço de suas habilidades.

Sugestão de Atividade 1

Através dos circuitos, as crianças exploram o ambiente, experimentando os movimentos que o corpo é capaz de realizar, possibilitando o reconhecimento de si e de seus limites.

Acesse o link abaixo para aprender a preparar um circuito em sua casa, garagem ou quintal utilizando materiais que já temos em casa. Depois é só colocar as crianças para brincar.

Sugestão de Atividade 2

Os circuitos podem ter foco na movimentação corporal, através de desafios de superação de obstáculos, utilizando qualquer tipo de movimento que a criança seja capaz de fazer, ou podem também exigir tarefas mais específicas, como por exemplo, superar os obstáculos reproduzindo movimentos de animais.

Para realizar esta atividade podemos utilizar o mesmo circuito da atividade anterior.

Para aprender como confeccionar as máscaras acesse o link abaixo.

Importante: Coloque as crianças para participarem da produção das máscaras.

Sugestão de Atividade 3

Agora podemos unir as duas propostas de atividade anteriores e propor que o percurso do circuito envolva uma história, com mais personagens, que podem ser outros animais, ou personagens de histórias infantis, o lobo, a chapeuzinho vermelho e o caçador, os três porquinhos etc.

Para aprender a como construir casas em papelão para utilizar na história acesse o link abaixo Importante: Envolva as crianças na construção do projeto.

Não é preciso se preocupar com materiais específicos, pois quase tudo pode ser adaptado utilizando objetos que encontramos em casa mesmo.

Para auxiliar na hora de incrementar os circuitos, segue abaixo algumas sugestões e possibilidades para usar na brincadeira.

Links e Vídeos