OS REIS DOS MARES: A HISTÓRIA DOS PIRATAS – 5º ANO

5º Ano Ensino Fundamental Anos Iniciais Uncategorized

Eles ficaram conhecidos entre os séculos 16 (VXI) e 18 (XVIII), quando se aventuravam pelos oceanos travando batalhas em busca de riquezas.

A história dos piratas é tão antiga quanto a própria navegação. Eles existem desde o momento em que o homem passou a transportar bens e mercadorias usando rios e mares, atacando os barcos e roubando os carregamentos. Os registros mais antigos contam que, por volta do século 5 (V) antes de Cristo, no Golfo Pérsico (região do Oriente Médio), ladrões já investiam contra barcos de comerciantes.

Apesar de existir há muito tempo, a pirataria ganhou força entre os séculos 16 (VXI) e 18 (XVIII), quando houve um aumento importante do transporte de riquezas pelo mar. Países europeus, como Portugal e Espanha, encararam os oceanos, explorando novas terras e buscando recursos naturais e minerais. Assim, também cresceu o número de piratas — de nacionalidade francesa, inglesa e holandesa, eles atuavam principalmente nas ilhas do Caribe e no Oceano Atlântico.

Muitos marinheiros responsáveis por transportar produtos destinados ao comércio viravam piratas. O trabalho normal nas embarcações costumava render uma remuneração muito baixa. Além disso, a atividade era perigosa e acontecia em péssimas condições. Diante de tudo isso, muitos optavam por correr o risco e virar um pirata! As bandeiras pretas, colocadas nos mastros dos navios, eram o principal símbolo deles.

Nem sempre eles se davam bem. As embarcações que transportavam muitas riquezas costumavam ser protegidas por navios de guerra. Por isso, os piratas passaram a capturar embarcações comerciais que transportassem qualquer produto que eles pudessem vender, como ferro, tecido, especiarias, medicamentos e produtos agrícolas, como o açúcar.

Com o aumento da pirataria, o comércio dos países europeus era muito prejudicado. Aí, as nações começaram a reforçar as frotas marítimas para dar mais proteção aos navios mercantes e para caçar os piratas. Em 1720, muitos piratas já haviam sido caçados e os restantes estavam em fuga. Aos poucos, a pirataria começou a desaparecer, deixando para trás a Época de Ouro. Os piratas ainda atacam e roubam embarcações em muitos lugares. O litoral africano, principalmente na região da Somália, é uma das áreas mais perigosas. Eles também estão presentes nos mares do extremo Oriente, próximos à Malásia e à Tailândia. E ainda há aqueles que atacam apenas embarcações em áreas próximas aos portos — como na região de Santos, em São Paulo, que tem o porto mais movimentado da América Latina.

https://recreio.uol.com.br/viva-a-historia/reis-dos-mares-a-historia-dos-piratas.phtml

ESTUDO DO TEXTO

ESTUDO DO TEXTO

1) Esse texto é:

(    ) Conto

(    ) Texto Informativo

(    ) Poema

2) Segundo o texto, é possível afirmar que:

(   ) Os piratas nunca existiram de verdade, apenas na imaginação.

(   ) Os piratas já existiram, mas apenas há muito tempo atrás. Hoje não existem mais.

(  ) Os piratas surgiram há muito tempo atrás, e ainda existem em algumas regiões do mundo.

3) Explique como e quando surgiram os piratas:

4) Explique com suas palavras quando as atividades dos piratas ficaram mais intensas?

5) No trecho O trabalho normal nas embarcações costumava render uma remuneração muito baixa. Além disso, a atividade era perigosa e acontecia em péssimas condições. A expressão sublinhada pode ser substituída por:

(    ) Um custo

(    ) Um pagamento

(    ) Um descanso

(    ) Um risco

6) No trecho: “Nem sempre eles se davam bem. As embarcações que transportavam muitas riquezas costumavam ser protegidas por navios de guerra.” A expressão sublinhada indicada que a linguagem do texto:

(   ) É direcionada apenas para cientistas e estudiosos no assunto.


(   ) É infantil, voltada para crianças que ainda não desenvolveram o vocabulário.


(   ) Busca se aproximar dos jovens para ficar mais interessante.


(   ) Representa um modo de falar antigo, que não se usa mais atualmente.

ATIVIDADE 2

Leia o texto abaixo:

Prefeitura continua com higienização de espaços públicos e USFs

Crédito: Divulgação / PMSS(adaptada)

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) continua com medidas constantes e diárias de desinfecção para o combate ao Novo Coronavírus, do Canto do Mar à Boracéia, ou seja, por todo o município. As equipes utilizam bombas manuais, dois caminhões pipas e dois carros para suporte e transporte.
Todos os trabalhadores utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e a lavagem ocorre com jatos de água, cloro e hipoclorito de sódio (composto químico usado frequentemente como desinfetante e alvejante). Todas as medidas restritivas de circulação a Covid-19, correspondem aos critérios adotados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), governos federal, estadual e municipal, em entendimento ao Decreto Municipal 7.707/2020, que tem intensificado os treinamentos dos funcionários da rede de saúde, através do Comitê de Gestão de Crise (CGC), que acompanha e atualiza diariamente os protocolos de combate ao Novo Coronavírus. 
Os demais serviços de limpeza e manutenção ocorrem normalmente e diariamente por todo o município.         

                       

http://www.saosebastiao.sp.gov.br/noticia.asp?id=N3032020162349

          ESTUDO DO TEXTO   

1. Esse texto é:

(    ) Fábula.

(    ) Notícia.

(    ) Texto Informativo.

2. Qual o nome dado ao Novo Coronavírus?

(   ) COVID-19

(   ) COVI-9

(   ) C0VIT-19

3. Essa reportagem se refere ao município de:

(   ) Caraguatatuba

(   ) São Bernardo do Campo

(   ) São Sebastião

4. Segundo o texto, a prefeitura está tomando medidas constantes e diárias de desinfecção para:

(   ) Deixar a cidade limpa para a Páscoa

(   ) Combater a proliferação do Novo Coronavírus

(   ) Mostrar o quanto nossa cidade é bonita

5) A prefeitura relata que todos os funcionários usam Equipamentos de Proteção Individual. Por que isso é necessário?

(    ) Porque  não querem se molhar.

(    ) Porque  as substâncias químicas usadas  podem causar danos em contato com a pele.

(    ) Porque essas roupas são mais confortáveis.

6)Todas as medidas restritivas de circulação à Covid-19, correspondem aos critérios adotados pela OMS. Qual o significado da sigla OMS?

(    ) Ordem Mundial Social.

(    ) Organização Mundo Saudável

(    ) Organização Mundial de Saúde.

HORA DA MATEMÁTICA

  1. ESTUDANDO TABELAS

Observe o cardápio de um restaurante e responda:

  • Qual é o almoço mais caro?

  • Qual é a opção de almoço mais barato? ____________________________________
  • Qual é a bebida mais cara? ______________________________________________

2- RESOLVA AS SITUAÇÕES-PROBLEMA ABAIXO:


A) Márcia escolheu almoçar no self service, seu prato pesou 500 gramas e pegou também 1 refrigerante em lata. Quanto ficou a conta? (Dica: 1 quilo tem 1.000 gramas).




B)   Romeu pegou 1 marmitex e 1 refrigerante em lata, quanto ele pagou?










C)  Lena pediu um prato executivo, 1 refrigerante e 1 água. Quanto ela pagou?








D) Tuco pediu um comercial e um refrigerante de 600 ml. Quanto ele pagou?
_________
E) Quem gastou mais no restaurante? ________________________________________
F) Quem gastou menos?

2. ESTUDANDO GRÁFICOS:

Observe o gráfico a seguir e responda: 

a)  Em qual dia da semana houve a maior quantidade de visitantes. 

__________________________________________________________________________

b) Em qual dia da semana houve menos visitantes?

__________________________________________________________________________

c) Quantas pessoas, ao todo, visitaram o Parque do Ibirapuera nos cinco dias?

Fonte: https://www.aprendafacil.net/2019/03/exercicios-sobre-interpretacao-de.html

AS TABUADAS DE MULTIPLICAÇÃO

Saber por que 5 x 2 = 10 ou por que 3 x 8 = 24 e o resultado das demais tabuadas é muito importante na resolução de problemas envolvendo as operações de multiplicação e divisão.

Saber que 3 x 8 = 24 ajuda a obter o resultado dessas operações:

8 x 3 = 24

30 x 8 = 240

24 ÷ 3 = 8

2400 ÷ 3 = 800

VAMOS PRATICAR!

Encontre o caminho do gol, juntamente com um familiar, sabendo que a bola só poderá andar pelos resultados de multiplicações pelo 3 ou pelo 7. Será que existe mais de um caminho?