Eles ficaram conhecidos entre os séculos 16 (VXI) e 18 (XVIII), quando se aventuravam pelos oceanos travando batalhas em busca de riquezas.
A história dos piratas é tão antiga quanto a própria navegação. Eles existem desde o momento em que o homem passou a transportar bens e mercadorias usando rios e mares, atacando os barcos e roubando os carregamentos. Os registros mais antigos contam que, por volta do século 5 (V) antes de Cristo, no Golfo Pérsico (região do Oriente Médio), ladrões já investiam contra barcos de comerciantes.
Apesar de existir há muito tempo, a pirataria ganhou força entre os séculos 16 (VXI) e 18 (XVIII), quando houve um aumento importante do transporte de riquezas pelo mar. Países europeus, como Portugal e Espanha, encararam os oceanos, explorando novas terras e buscando recursos naturais e minerais. Assim, também cresceu o número de piratas — de nacionalidade francesa, inglesa e holandesa, eles atuavam principalmente nas ilhas do Caribe e no Oceano Atlântico.
Muitos marinheiros responsáveis por transportar produtos destinados ao comércio viravam piratas. O trabalho normal nas embarcações costumava render uma remuneração muito baixa. Além disso, a atividade era perigosa e acontecia em péssimas condições. Diante de tudo isso, muitos optavam por correr o risco e virar um pirata! As bandeiras pretas, colocadas nos mastros dos navios, eram o principal símbolo deles.
Nem sempre eles se davam bem. As embarcações que transportavam muitas riquezas costumavam ser protegidas por navios de guerra. Por isso, os piratas passaram a capturar embarcações comerciais que transportassem qualquer produto que eles pudessem vender, como ferro, tecido, especiarias, medicamentos e produtos agrícolas, como o açúcar.
Com o aumento da pirataria, o comércio dos países europeus era muito prejudicado. Aí, as nações começaram a reforçar as frotas marítimas para dar mais proteção aos navios mercantes e para caçar os piratas. Em 1720, muitos piratas já haviam sido caçados e os restantes estavam em fuga. Aos poucos, a pirataria começou a desaparecer, deixando para trás a Época de Ouro. Os piratas ainda atacam e roubam embarcações em muitos lugares. O litoral africano, principalmente na região da Somália, é uma das áreas mais perigosas. Eles também estão presentes nos mares do extremo Oriente, próximos à Malásia e à Tailândia. E ainda há aqueles que atacam apenas embarcações em áreas próximas aos portos — como na região de Santos, em São Paulo, que tem o porto mais movimentado da América Latina.
https://recreio.uol.com.br/viva-a-historia/reis-dos-mares-a-historia-dos-piratas.phtml
ESTUDO DO TEXTO
ESTUDO DO TEXTO
1) Esse texto é:
( ) Conto
( ) Texto Informativo
( ) Poema
2) Segundo o texto, é possível afirmar que:
( ) Os piratas nunca existiram de verdade, apenas na imaginação.
( ) Os piratas já existiram, mas apenas há muito tempo atrás. Hoje não existem mais.
( ) Os piratas surgiram há muito tempo atrás, e ainda existem em algumas regiões do mundo.
3) Explique como e quando surgiram os piratas:
4) Explique com suas palavras quando as atividades dos piratas ficaram mais intensas?
5) No trecho “O trabalho normal nas embarcações costumava render uma remuneração muito baixa. Além disso, a atividade era perigosa e acontecia em péssimas condições.” A expressão sublinhada pode ser substituída por:
( ) Um custo
( ) Um pagamento
( ) Um descanso
( ) Um risco
6) No trecho: “Nem sempre eles se davam bem. As embarcações que transportavam muitas riquezas costumavam ser protegidas por navios de guerra.” A expressão sublinhada indicada que a linguagem do texto:
( ) É direcionada apenas para cientistas e estudiosos no assunto.
( ) É infantil, voltada para crianças que ainda não desenvolveram o vocabulário.
( ) Busca se aproximar dos jovens para ficar mais interessante.
( ) Representa um modo de falar antigo, que não se usa mais atualmente.
ATIVIDADE 2
Leia o texto abaixo:
Prefeitura continua com higienização de espaços públicos e USFs
Crédito: Divulgação / PMSS(adaptada)
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) continua com medidas constantes e diárias de desinfecção para o combate ao Novo Coronavírus, do Canto do Mar à Boracéia, ou seja, por todo o município. As equipes utilizam bombas manuais, dois caminhões pipas e dois carros para suporte e transporte.
Todos os trabalhadores utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e a lavagem ocorre com jatos de água, cloro e hipoclorito de sódio (composto químico usado frequentemente como desinfetante e alvejante). Todas as medidas restritivas de circulação a Covid-19, correspondem aos critérios adotados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), governos federal, estadual e municipal, em entendimento ao Decreto Municipal 7.707/2020, que tem intensificado os treinamentos dos funcionários da rede de saúde, através do Comitê de Gestão de Crise (CGC), que acompanha e atualiza diariamente os protocolos de combate ao Novo Coronavírus.
Os demais serviços de limpeza e manutenção ocorrem normalmente e diariamente por todo o município.
http://www.saosebastiao.sp.gov.br/noticia.asp?id=N3032020162349
ESTUDO DO TEXTO
1. Esse texto é:
( ) Fábula.
( ) Notícia.
( ) Texto Informativo.
2. Qual o nome dado ao Novo Coronavírus?
( ) COVID-19
( ) COVI-9
( ) C0VIT-19
3. Essa reportagem se refere ao município de:
( ) Caraguatatuba
( ) São Bernardo do Campo
( ) São Sebastião
4. Segundo o texto, a prefeitura está tomando medidas constantes e diárias de desinfecção para:
( ) Deixar a cidade limpa para a Páscoa
( ) Combater a proliferação do Novo Coronavírus
( ) Mostrar o quanto nossa cidade é bonita
5) A prefeitura relata que todos os funcionários usam Equipamentos de Proteção Individual. Por que isso é necessário?
( ) Porque não querem se molhar.
( ) Porque as substâncias químicas usadas podem causar danos em contato com a pele.
( ) Porque essas roupas são mais confortáveis.
6)Todas as medidas restritivas de circulação à Covid-19, correspondem aos critérios adotados pela OMS. Qual o significado da sigla OMS?
( ) Ordem Mundial Social.
( ) Organização Mundo Saudável
( ) Organização Mundial de Saúde.
HORA DA MATEMÁTICA
- ESTUDANDO TABELAS
Observe o cardápio de um restaurante e responda:
- Qual é o almoço mais caro?
- Qual é a opção de almoço mais barato? ____________________________________
- Qual é a bebida mais cara? ______________________________________________
2- RESOLVA AS SITUAÇÕES-PROBLEMA ABAIXO:
A) Márcia escolheu almoçar no self service, seu prato pesou 500 gramas e pegou também 1 refrigerante em lata. Quanto ficou a conta? (Dica: 1 quilo tem 1.000 gramas). |
B) Romeu pegou 1 marmitex e 1 refrigerante em lata, quanto ele pagou? |
C) Lena pediu um prato executivo, 1 refrigerante e 1 água. Quanto ela pagou? |
D) Tuco pediu um comercial e um refrigerante de 600 ml. Quanto ele pagou? _________ E) Quem gastou mais no restaurante? ________________________________________ F) Quem gastou menos? |
2. ESTUDANDO GRÁFICOS:
Observe o gráfico a seguir e responda:
a) Em qual dia da semana houve a maior quantidade de visitantes.
__________________________________________________________________________
b) Em qual dia da semana houve menos visitantes?
__________________________________________________________________________
c) Quantas pessoas, ao todo, visitaram o Parque do Ibirapuera nos cinco dias?
Fonte: https://www.aprendafacil.net/2019/03/exercicios-sobre-interpretacao-de.html
AS TABUADAS DE MULTIPLICAÇÃO
Saber por que 5 x 2 = 10 ou por que 3 x 8 = 24 e o resultado das demais tabuadas é muito importante na resolução de problemas envolvendo as operações de multiplicação e divisão.
Saber que 3 x 8 = 24 ajuda a obter o resultado dessas operações:
8 x 3 = 24
30 x 8 = 240
24 ÷ 3 = 8
2400 ÷ 3 = 800
VAMOS PRATICAR!
Encontre o caminho do gol, juntamente com um familiar, sabendo que a bola só poderá andar pelos resultados de multiplicações pelo 3 ou pelo 7. Será que existe mais de um caminho?