Na busca por aprimorar as habilidades e técnicas dos educadores e fomentar novas estratégias de ensino, a Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião organizou mais uma fase da 8ª Jornada Pedagógica, que contou com a participação de professores da rede municipal de ensino. O evento ocorreu nas escolas e creches municipais na última segunda-feira (24).
Durante a capacitação, que foi mediada pelos coordenadores em um processo formativo orientado pela SEDUC, os professores foram apresentados a temática “Para aprender a ler o mundo por meio de vivências e sequências didáticas interdisciplinares”, dando continuidade à proposta iniciada no começo deste ano na primeira fase da Jornada Pedagógica.
Baseado nas vivências e particularidades de cada comunidade, as escolas desenvolveram sua capacitação com foco na interdisciplinaridade e utilizando as sequências didáticas, que tratam de conjuntos de atividades de aprendizagens organizadas em uma sequência lógica que envolve a colaboração entre diferentes disciplinas ou áreas do conhecimento.
Para a professora do ensino fundamental da Escola Municipal Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, de Maresias, Thaís Nóbrega Schibuola, a Jornada Pedagógica foi muito proveitosa. “Através da mediação de nossa coordenadora pedagógica, da empatia e do trabalho em equipe, conseguimos embasar a prática da sequência didática interdisciplinar, de acordo com a realidade de nossa comunidade, o que trará um aprendizado mais significativo e concreto para nossas crianças, as protagonistas da educação em nosso município.”
Já na Educação Infantil a capacitação para os professores foi trabalhada com base na abordagem Reggio Emilia, promovendo vivências que utilizam pedagogias participativas que valorizam a expressão artística, a criatividade, a autonomia e a autoconfiança.
No Viveiro Municipal, as creches Maria Fernanda de Moraes Mendes, Adriana Vasques Fernandes, Berçário Santana Setor I e Setor II, EMEI Meire Vasques Fernandes, todas da Topolândia, juntamente com a Creche Maria Eugênia Andrada Abreu, do Varadouro, reuniram-se para promover uma vivência diferente através da qual puderam “revezar” no papel de crianças e mediadores para treinarem a ‘escuta atenta’ e exercitarem a observação direcionada em grupos numerosos, utilizando o espaço do viveiro.
A professora da Creche Adriana Vasques Fernandes, Pamela Mendes, conta que gostou muito da formação. “Foi incrível, a experiência entre professores me fez ter novas ideias para aplicar dentro da sala de aula de acordo com a abordagem Reggio Emilia. Também foi maravilhoso sair da escola e ter essa experiência do viveiro e do contato com a natureza”.
Segundo a secretária da Educação, Marta Braz, a proposta da jornada é promover outras possibilidades de construção do conhecimento. “Este ano investimos em um percurso formativo, promovendo os momentos de capacitação da Jornada Pedagógica mais vezes ao ano e diretamente das unidades escolares para que as práticas possam estar alinhadas à realidade daquela comunidade.”
#PraTodosVerem: sequência de quatro fotos mostra professores participando da Jornada Pedagógica nas escolas. Fim da descrição.