TREBOADA – ANOS FINAIS

6º Ano 7º Ano 8º Ano 9º Ano Ensino Fundamental Anos Finais

HABILIDADES

EF67LP14C – Preparar o roteiro de perguntas para a realização de entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados ao fato noticiado ou ao tema em pauta. EF69LP51 – Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário. EF06LP05B – Utilizar diferentes gêneros textuais, considerando a intenção comunicativa, o estilo e a finalidade dos gêneros.
EF69LP55 – Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma padrão e o de preconceito linguístico.

Treboada (Neide Palumbo)


Você sabe o que é treboada?
Será que é possível encontrar essa palavra no dicionário?

https://www.youtube.com/channel/UCDuCE3HOd4bcuQUwj6rKmHA

Vamos aguçar nossa curiosidade e conhecer o significado da palavra “Treboada”…

TREBOADA, em linguagem caiçara, quer dizer TROVOADA. Isso mesmo! Treboada é o barulho provocado pelo trovão.

Treboada também é o nome de um cãozinho muito sapeca, personagem de um dos causos narrados por dona Neide Palumbo, famosa contadora de causos aqui do município de São Sebastião.

Ficou curioso para conhecer Dona Neide e o seu “Treboada”?

Antes, uma informação importante: o que é um “causo”?

O causo é um gênero textual que tem como função sócio-comunicativa materializar a cultura popular brasileira, sendo, assim, importantíssimo instrumento para preservação e disseminação cultural. São histórias, geralmente, passadas de geração a geração, originariamente por meio da oralidade.

O conteúdo temático do causo é marcado por retratar acontecimentos e costumes próprios de pessoas que vivem em lugarejos, sítios, cidades do interior de certas regiões do Brasil, bem como do universo particular dos contadores.

Outro elemento que caracteriza a narrativa são os personagens, no causo, geralmente, são pessoas conhecidas do autor, ou ele mesmo testemunha os acontecimentos, ou também podem ser animais ou seres sobrenaturais, como lobisomens e assombrações, para que a história possa receber elementos cômicos ou trágicos.

https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-gnero-textual-causo-no-livro-didtico-de-lngua-portuguesa

Agora que você já sabe o que é um causo, acesse o link abaixo e conheça Treboada, um causo caiçara contado por Dona Neide Palumbo:

Será que você entendeu?

  1. O que Treboada fazia quando saía atrás de dona Eulália, deixando-a muito aborrecida?
  2. O que fez dona Eulália para resolver o problema criado pelo cãozinho?
  3. Dona Eulália se arrepende de ter deixado Treboada no Bonete e resolve trazê-lo de volta. O que a fez mudar de ideia?

Você já foi ao Bonete, ou conhece alguém que esteve lá?

Acesse o link abaixo e conheça o lugar para onde dona Eulália resolveu levar o pobre Treboada. No link, você poderá, inclusive, conhecer a trilha que leva ao Bonete.

4- Agora que você “visitou” as lindas paisagens do Bonete, faça uma lista com cinco informações interessantes sobre o lugar. Em seguida, responda:

Por que será que Treboada não quis ficar por lá?

Curiosidades linguísticas…

5- Como visto anteriormente, a palavra treboada é uma variante da palavra trovoada. A narradora faz a troca da consoante V pela consoante B, o que é uma característica da fala caiçara local. Existem, no texto, outras passagens em que essa troca de consoantes acontece. Cite algumas.

6- Além de treboada, o causo apresenta outras expressões pouco comuns no vocabulário atual. Sua tarefa será completar o quadro com o sentido atribuído a essas expressões. Caso tenha dúvida, peça ajuda a um adulto, preferencialmente, um caiçara.

PalavraSentido
FerryboatTermo em inglês que significa balsa
Degredar 
Hibernada (hibernar) 
embelequera 

7- Arrelá é outra expressão típica da linguagem caiçara. No causo Treboada, Dona Eulália usa a expressão no seguinte trecho:

Arrelá, de onde o senhor me conhece?”

Nessa frase, arrelá transmite a ideia de

A) alegria.                 B) medo.                C) espanto.            D) tristeza.

Eu, autor…

Sua tarefa, agora, é reescrever o causo contado pela Dona Neide Palumbo, mas de um jeito um pouco diferente: do ponto de vista do Treboada.

Imagine: como ele se sentiu quando foi abandonado? Como conseguiu atravessar o canal e voltar para casa? Quais perigos ele precisou enfrentar?

Seja bastante criativo para contar o seu “causo”.

Não se esqueça: Quando produzimos um texto, devemos ter bastante cuidado com a organização das ideias e com a escrita das palavras. Se possível, faça um rascunho e depois passe seu texto a limpo.

Eu, jornalista…

Então Treboada ficou famoso e se tornou notícia de jornal.

Vamos saber o que o foi publicado sobre o Treboada e a Dona Neide?

Acesse o link abaixo para descobrir:

“Após o fim da quarentena, imposta pela crise causada pelo novo coronavírus, a equipe do Projeto Treboada vai organizar um evento para (re) lançar os vídeos, convidando os amigos, apoiadores e o público em geral.”

Olha que legal! Uma oportunidade para conhecer Dona Neide Palumbo e suas histórias

8- Imagine, agora, que você terá uma oportunidade para entrevistar a Dona Neide Palumbo e outros idealizadores do Projeto Treboada. Elabore cinco perguntas para fazer a eles. Capriche!

Quem sabe você tenha a oportunidade de fazer suas perguntas à Dona Neide e até de apresentar sua versão do causo do Treboada para ela!!