Projeto Saberes em Ação

Projetos Projetos e Programas

PROJETO SABERES EM AÇÃO – AVALIAÇÃO EXTERNA

1. TEMA

SABERES EM AÇÃO.

2. JUSTIFICATIVA

O ato de avaliar é uma ação inerente às atividades humanas e tem por objetivo identificar, aferir, investigar e analisar uma determinada situação ou processo. A avaliação educacional é composta por uma série de procedimentos caracterizando-se como uma ação que deve ser utilizada como subsídio à prática docente, visando à melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

As Avaliações Externas como: Prova Brasil, Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e Provinha Brasil são realizadas por agentes externos à escola, geralmente aplicada em larga escala. É uma ferramenta que fornece elementos para a formulação e o monitoramento de políticas públicas, bem como o redirecionamento de práticas pedagógicas.

A Avaliação Externa Municipal é um programa da Secretaria da Educação de São Sebastião, que visa acompanhar e nortear as ações educacionais e as políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade da educação. Composta por cinco etapas: Avaliação Diagnóstica, 1º Bimestre, 2º Bimestre, 3º Bimestre e 4º Bimestre.

3. OBJETIVO GERAL

Diagnosticar a situação de aprendizagem nas áreas de Português e Matemática, oferecendo subsídios para que a Secretaria de Educação desenvolva uma gestão focada na aprendizagem dos alunos, para elevar a qualidade do ensino ministrado nas escolas.

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Acompanhar e analisar os resultados obtidos por meio de Coleta de Dados (Rede Municipal de Ensino, Unidade Escolar, Turma e Aluno);

• Elaborar o Plano de Ação de acordo com as fragilidades observadas para sanar as dificuldades de aprendizagem e avançar nos resultados.

4. ESTRATÉGIAS 

• Levantamento de resultados em Língua Portuguesa e Matemática;

• Elaboração das avaliações com os coordenadores;

• Aplicação de avaliação diagnóstica e bimestral;

• Tabulação dos resultados: UE e SME;

• Análise de resultados: SME e UE;

• Elaboração e desenvolvimento de plano de ação: SME e UE;

• Sensibilização e orientação para os Diretores, especialmente nos casos de avaliações estaduais e federais.

5. PARCERIAS

Secretaria do Estado de São Paulo e Diretoria de Ensino de Caraguatatuba.

6. PÚBLICO ALVO

Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II.

7. RECURSOS UTILIZADOS

Recursos humanos e materiais necessários para a execução do Projeto.

8. RECURSOS HUMANOS

Secretaria do Estado de São Paulo e Diretoria de Ensino de Caraguatatuba. Secretaria Municipal de Educação e Equipe Pedagógica da Escola.

9. RECURSOS MATERIAIS

• PROVA BRASIL

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e em matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC, as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

• ANA

A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas. Além dos testes de desempenho, que medem a proficiência dos estudantes nessas áreas, a ANA apresenta em sua primeira edição as seguintes informações contextuais: o Indicador de Nível Socioeconômico e o Indicador de Formação Docente da escola. Os testes foram construídos tendo como base Matrizes de Referência 1 , que contemplam um conjunto delimitado de conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, referentes ao ciclo de alfabetização, e que é passível de mensuração em uma avaliação em larga escala. Cada teste é composto por vinte itens. Em Língua Portuguesa, foram aplicados dezessete itens objetivos de múltipla escolha e três itens de produção escrita. No caso da Matemática, foram aplicados vinte itens objetivos de múltipla escolha. Os itens de produção escrita da ANA demandaram a escrita de duas palavras e uma produção textual. 

• PROVINHA BRASIL

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso, que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.

Composta pelos testes de Língua Portuguesa e de Matemática, a Provinha Brasil permite aos professores e gestores obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em matemática, oferecidos nas escolas públicas brasileiras, mais especificamente, a aquisição de habilidades de Leitura e de Matemática.

A Provinha Brasil é elaborada e distribuída pelo Inep, para todas as Secretarias de Educação Municipais, Estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no 2º ano do ensino fundamental, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil. A adesão a essa avaliação é opcional, e a aplicação fica a critério de cada secretaria de educação das unidades federadas. Ressalte-se que a data de aplicação da Provinha Brasil segue sendo uma decisão de cada rede de ensino.

• AVALIAÇÃO EXTERNA MUNICIPAL

Os resultados das avaliações externas são fundamentais para detectar o que está funcionando bem nas escolas e nas ações dos professores, serve também para a reflexão das intervenções pedagógicas utilizadas. Após a obtenção desses resultados é de extrema importância que o plano de intervenção pedagógica seja elaborado e executado por cada U.E., visto que avaliamos para tomar decisões sobre como planejar e propor a continuidade do trabalho, retomando as expectativas de aprendizagem que não foram alcançadas e reforçando e ampliando aquelas em que os alunos mostraram bom desempenho.


#o #avalia #avaliacao  #projeto #ensino  #educa #educacao #escola  #professor  #professores #aprendizagem #ensinofundamental  #alunos  #educadores #saladeaula #aprendizado  #ensinodequalidade #conhecimento #estudar