TERRITÓRIO BRASILEIRO: GEOGRAFIA – 8º ANO

8º Ano Ensino Fundamental Anos Finais

Território brasileiro

1) Verdadeiro ( V ) ou falso ( F ), responda considerando a localização do território brasileiro no planeta:

  1. O oceano que banha o litoral brasileiro é o Pacífico (  )
  2. O Brasil faz parte do continente americano. (  )
  3. Considerando o Meridiano de Greenwich como referência, o Brasil está situado no hemisfério oriental (leste). (  )
  4. Considerando os principais paralelos, o Brasil é atravessado pelos trópicos de Câncer e pelo Equador. (  )
  5. Considerando a linha do Equador, a maior parte do Brasil está situada no hemisfério sul. (  )

2) Complete as lacunas a seguir.

a) A maior parte do território brasileiro está situada no Hemisfério  _________    e totalmente localizado no Hemisfério ____________ .

b) O Brasil está localizado no continente ______________ , onde ocupa grande parte da porção sul, chamada  __________. Nosso país tem uma extensa costa, com 7.367 km, banhada pelo oceano ______________ .

3) Sobre a formação do território brasileiro, reflita e responda:

a) Qual evento histórico marcou o início do processo de formação do nosso território? 

b) A configuração territorial do Brasil é a mesma desde o início do processo de colonização portuguesa? Justifique sua resposta.

4) Leia o trecho a seguir com atenção.

 Não se pode menosprezar um período famoso da história colonial, as bandeiras, essas expedições lançadas através do continente que contribuíram fortemente para estender o domínio português. Seu foco principal foi um povoado nascido ao redor de um colégio fundado pelos jesuítas, São Paulo. Desta aldeia, onde se falava mais tupi que português, partiram expedições compostas de um punhado de brancos agrupados em volta de uma bandeira, algumas dezenas de mestiços e, principalmente, índios aliados, que conheciam melhor que os portugueses as trilhas antigas e os recursos naturais que podiam ser usados no caminho. (…) O motivo dessas aventuras era evidentemente a esperança de lucro, porque pretendiam capturar índios para as plantações de cana-de-açúcar do litoral. (…) Mais tarde, voltaram-se para a prospecção de metais e pedras preciosas, descobrindo, no fim do século XVII, as jazidas de ouro de Minas Gerais (as quais defenderam de armas na mão contra os colonos recentemente chegados de Portugal) e, em seguida, as de Goiás, em 1718, e as de Mato Grosso, em 1725.

Fonte: THÉRY, Hervé; MELLO, Neli A. de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2008. p. 34.

O texto trata de um movimento importante para a expansão do território brasileiro durante o século XVII, as bandeiras. Responda:

a) Quais eram os objetivos dessas expedições? 

b) Quem fazia parte desse movimento? Explique destacando uma passagem do texto.

c) Por qual nome os integrantes dessas expedições ficaram conhecidos?

5) Considerando a população brasileira, marque V nas afirmações verdadeiras e F nas falsas.

a) O Brasil é um país populoso, porém pouco povoado. (   )

b) Apenas sete países são mais populosos que o Brasil. (   )

c) O Brasil apresenta densidade demográfica de 22 hab./km2 , sendo, portanto, menos populoso que um país que apresenta 336 hab./km2 . (   )

d) No continente americano apenas os Estados Unidos são mais populosos que o Brasil. (   )

e) O Sudeste é a região mais populosa e povoada do Brasil. (   )

f) A região Norte é a menos povoada do Brasil. (   )

06). Leia a notícia e responda às questões.

A representatividade dos grupos etários no total da população em 2010 é menor que a observada em 2000 para todas as faixas com idade até 25 anos, ao passo que os demais grupos etários aumentaram suas participações na última década. Simultaneamente, o alargamento do topo da pirâmide etária pode ser observado pelo crescimento da participação relativa da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010.

a) Comparando os Censos de 2000 e 2010, quais foram os grupos etários que diminuíram? Apresente uma justificativa para isso.

b) O que aconteceu com o topo da pirâmide brasileira em 2010? Por quê?