Secretaria da Educação de São Sebastião integra 3º Mutirão da Saúde do Instituto Verdescola

Notícias Últimas Noticias

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), organizou diversas atividades recreativas e educacionais como parte da programação do 3º Mutirão da Saúde do Instituto Verdescola, realizado até a próxima sexta-feira (3), em parceria com o Hospital Israelita Abert Einstein e outros setores municipais. 

Durante a iniciativa, que oferece à comunidade mais de 2.000 mil atendimentos entre consultas e exames gratuitos, profissionais da Educação promovem ações voltadas paras as crianças e os adolescentes presentes no evento, como contação de histórias e oficina de massinha e slime, para que os pais possam ser atendidos com tranquilidade.  

Além disso, a SEDUC montou cantinho da leitura, espaço lúdico, estação de brinquedos infláveis, doação de mudas com o projeto Horta Educativa, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), e organização de um cantinho da amamentação, montado pelo Programa São Sebastião pela Primeiríssima Infância.  

Mutirão

O 3º Mutirão da Saúde oferece atendimentos gratuitos em pediatria, oftalmologia, ginecologia, urologia, endocrinologia, alergia e imunologia e neurologia, das 8h às 16h, na sede do Instituto, localizada na Avenida Marginal, 44, na Barra do Sahy. 

As consultas são realizadas por mais de 50 médicos e residentes do Hospital Israelita Albert Einstein, sob a coordenação do Dr. Eduardo Troster, chefe da equipe de Pediatria e Coordenador do Programa de Residência Médica de Medicina Intensiva Pediátrica do Hospital, e pelo Dr. Felipe Rossi, médico pediatra do Hospital. 

São realizados, também, em parceria com a ONG Renovatio, consultas e exames oftalmológicos e doação de óculos de grau para aqueles que precisam, e exames de mamografia em parceria com a organização Américas Amigas. 

Entre os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde (SESAU) e Fundação de Saúde Pública (FSPSS) estão realizando aplicação de testes rápidos para detecção de Sífilis, Hepatite B e HIV; coleta de exame PSA para homens acima de 43 anos; coleta de Papanicolau para mulheres previamente agendadas; aplicação de vacinas contra o HPV e Meningo ACWY; aferição da pressão arterial, pulso e triagem para consulta com urologista; emissão ou atualização do cartão SUS; e retirada de medicação receitada pelos médicos na farmácia disponível no local.

Escrito por Janaína Castro (SEDUC | PMSS)