Plinks – Plataforma Educativa

Centro de Mídias

Plataforma de aprendizagem lúdica que trabalha as competências do letramento e do numeramento com desafios propostos em um ambiente gamificado. Os plinks, personagens centrais dos jogos, são seres alienígenas que guiam o estudante pelas questões ligadas ao currículo escolar de português e matemática. Os desafios são norteados por quatro eixos: comunicação, localização, ação e evolução.

Planejada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o PLINKS é uma plataforma extremamente simples e fácil de usar, não requerendo dos usuários qualquer domínio/familiaridade diferenciada em computadores e afins.

No trabalho, junto às competências fundamentais do letramento e numeramento, os objetos digitais oferecidos no PLINKS, não só dialogam diretamente com imaginário infanto-juvenil da cultura atual, mas também foram produzidos de modo a espelhar – com precisão e ludicidade – os principais objetivos de aprendizagem do educador. Isto torna a experiência PLINKS uma grande aliada na dinamização das aulas, intensificando a curiosidade dos estudantes sobre os conteúdos escolares, como também ampliando o processo de inclusão digital de sua comunidade escolar.

O educador pode monitorar o desempenho do aprendiz online a cada conquista por ele realizada, assim como identificar os desafios a serem superados. O PLINKS pode ser acessado em qualquer computador. No contexto de atividades colaborativas, o trabalho em grupos, duplas, até mesmo entre estudantes de turmas diferentes, nunca será tão divertido e envolvente como no PLINKS.

Clique aqui para visitar o site