TEMA DA AULA: REFORMA RELIGIOSA
Habilidade a ser mobilizada: Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América (EF07HI05).
1) Responder as questões:
– Para você, o que é ser fiel?
– Em quais momentos da vida humana a fidelidade está presente?
– É possível ser fiel independente da fé que se pratica?
2) Pesquisar sobre quem era Lutero e sobre as 95 teses que ele escreveu contra as práticas da Igreja Católica.
à Registrar as principais informações da pesquisa aqui.
3) Assistir ao trecho do filme Lutero.
4) Após pesquisa sobre as 95 teses e assistir ao trecho do filme relate qual era a ideia de Lutero sobre as indulgências ou a venda das relíquias.
5) Segundo Lutero, o que levaria a pessoa a ser salva?
6) Assinale a alternativa correta sobre o tema:
“É preciso ensinar aos cristãos que aquele que dá aos pobres, ou empresta a quem está necessitado, faz melhor do que se comprasse indulgências”.
(Martinho Lutero)
As Indulgências eram:
(a) documentos de compra e venda de cargos e títulos eclesiásticos a qualquer pessoa que os desejasse.
(b) cartas que permitiam a negociação de relíquias sagradas, usadas por Cristo, Maria ou Santos.
(c) proibições de receber o dízimo oferecido pelos fiéis e incentivo à prática da usura pelo alto clero.
(d) absolvições dos pecados de vivos e mortos, concedidas através de cartas vendidas pela Igreja aos fiéis.
7) A questão que desencadeou a Reforma Luterana está ligada à:
a. (____) expulsão de Lutero determinada pelo papa.
b. (____) venda de indulgências como prática para a salvação.
c. (____) publicação das ideias de Lutero concordando a Igreja Católica.
d. (____) exigência de Lutero de que o papa anulasse seu casamento, para que pudesse se casar com outra mulher.