Estudantes da rede municipal de São Sebastião participam de avaliação estadual de fluência leitora

Cerca de 1.200 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de São Sebastião participam, até o próximo dia 12 de novembro, da Avaliação de Fluência Leitora 2021, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), realizada com o objetivo de diagnosticar eventuais lacunas no processo de alfabetização durante o período de pandemia.

Durante a avaliação externa, que ocorre nas escolas de forma presencial desde o último dia 18 de outubro, os professores da Secretaria da Educação (SEDUC) do município vão gravar a leitura dos alunos no aplicativo CAEd Avaliação, desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), parceiro do projeto que disponibilizou também cadernos de provas para impressão.

Na sequência, os áudios serão analisados para identificar o nível de fluência das crianças e determinar o perfil leitor dos estudantes, por meio dos exercícios propostos para verificar a capacidade, fluidez e ritmo de leitura de palavras e textos voltados à etapa escolar, tornando mais fácil identificar lacunas na aprendizagem do aluno. Os resultados desta pesquisa permitirão planejar ações estratégicas para o ano letivo de 2022, com foco nas dificuldades apresentadas pelos alunos.