A Educação Infantil é o inicio da escolarização de uma criança, fase em que a imaginação e a fantasia são ferramentas fundamentais no processo de aprendizagem das crianças. O Professor de Educação Física, neste momento, deve disponibilizar ao aluno o maior número de possibilidades, por meio de desafios corporais que envolvam ações cognitivas, afetivas e motoras de maneira conjunta, e não apenas explorando o corpo de maneira isolada. Isso porque entendemos que o ser humano é integral e integrado a comunidade em que vive, e o corpo é a porta de entrada para o avanço de suas habilidades.
Dando continuidade ao nosso desafio de manter os alunos envolvidos em uma rotina ativa, seguimos propondo atividades e brincadeiras que possam estimular, provocar e gerar experiências de aprendizagens significativas, além é claro, de divertidas.
Nesta semana, sugerimos que sejam contempladas as combinações de gestos e movimentos corporais associados estímulos musicais.
Para isso propomos algumas atividades.
ATIVIDADE 1
CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ
Convidar todos que estiverem na casa para participar, criando um ambiente de interação e descontração. Realizar os movimentos acompanhando o ritmo da música sempre estimulando a criança reproduzir a coreografia.
A VELHA A FIAR
ATIVIDADE 2
CONFECÇÃO DE MÁSCARAS
Para ampliar o potencial lúdico da atividade e criar um ambiente ainda mais atrativo para a criança sugerimos a confecção de mascaras para serem utilizadas enquanto reproduzem a coreografia da música.
BABY SHARK