Educação de São Sebastião promove formação continuada na rede municipal de ensino

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A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião possui setores específicos e integrados que se dedicam à sistematização de processos pedagógicos voltados para a formação de professores e para a qualificação da avaliação externa, bem como para a produção de materiais didáticos complementares aos que as unidades já utilizam.

São seis equipes de formação: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, EJA, Educação Inclusiva e Projetos que se articulam em prol de uma Educação de Qualidade. Essa sistematização foi possível com a vinda da Secretária Marta Regina de Oliveira Braz para a Secretaria de Educação, em 31 de dezembro de 2020.

A formação continuada está alinhada aos preceitos de uma educação humanizadora, que tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades múltiplas, que promovem acesso às oportunidades e instrumentalizam os alunos para a leitura do mundo e para o protagonismo, como cidadãos responsáveis e conscientes. Para isso, coordenadores formadores da SEDUC atuam em três pilares: produção de materiais, elaboração de avaliações e formação continuada. Além disso, prestam apoio às equipes gestoras, docentes e demais profissionais da rede municipal de São Sebastião.

As equipes do Departamento Pedagógico têm desenvolvido trabalhos que se articulam e se complementam. São elas:

Educação Infantil: equipe composta por três coordenadoras que têm desenvolvido estudos, formações, materiais de apoio e divulgação, documentos, visitas de acompanhamento do trabalho pedagógico nas unidades de educação infantil. Todo o trabalho é baseado na perspectiva das Pedagogias Participativas, que concebem as crianças e os bebês como protagonistas de seu processo de construção de conhecimentos;

Anos Iniciais: equipe composta por três coordenadoras que promovem formações continuadas com os coordenadores pedagógicos e professores referência das unidades escolares, articulando teoria-prática e refletindo sobre os processos que envolvem as práticas pedagógicas, tendo a alfabetização, o letramento, a fluência leitora, a avaliação e acompanhamento das aprendizagens como temáticas dos encontros formativos. Também são realizadas visitas de acompanhamento do trabalho pedagógico nas unidades escolares, elaborações de avaliações e cadernos de atividades. Essas ações estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao Currículo Paulista, ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada/São Paulo Alfabetiza Juntos SP.  Conta, ainda, com o aporte pedagógico do Sistema SESI na formação da equipe escolar.

Anos Finais: a equipe completa seria composta por oito coordenadores, um para cada componente curricular (arte, educação física, inglês, língua portuguesa, ciências, história e geografia). Atualmente, contamos com seis coordenadores de área que promovem formações específicas de seus componentes curriculares, elaboram cadernos de atividades e avaliações externas, além de acompanharem o desenvolvimento de projetos e programas, tais como “Na Onda da Leitura”, “Matemática Financeira”, “Robótica”, “Cultura Maker” etc.

EJA: uma coordenadora realiza o alinhamento mensal com os coordenadores dos cinco polos de EJA. Esse alinhamento é replicado por meio de formações aos professores e à equipe gestora em HTPCs, HTPIs, entre outros. Os professores dos diferentes componentes curriculares participam das formações coletivas por segmentos. Além disso, são desenvolvidos projetos dedicados ao empreendedorismo promovidos pelo SEBRAE em parceria com a SEDUC;

Educação Inclusiva: equipe composta por uma supervisora de ensino, um chefe de divisão, uma coordenadora pedagógica especialista em LIBRAS, uma professora especialista, seis psicólogos, dois assistentes sociais, uma fonoaudióloga e um terapeuta ocupacional. Essa equipe é responsável pelas demandas da Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, ou seja, consideram as modalidades de ensino e as oportunidades voltadas aos bebês e crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Nas creches, o atendimento educacional especializado (AEE) – que aqui em São Sebastião é ofertado por meio da estimulação precoce, acontece concomitantemente com as propostas da Pedagogia Participativa desenvolvida das creches. Nesse sentido, a Educação Inclusiva é concebida como uma oportunidade de acesso aos conhecimentos e visa à garantia do direito de todos à educação e que pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, considerando as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero. A partir dessas concepções, na perspectiva da Educação Inclusiva, a Educação Especial está associada à ideia de uma educação que respeita a peculiaridade de cada um, favorecendo a inclusão escolar dos alunos.

Projetos: a equipe de projetos é composta por oito profissionais responsáveis pelo desenvolvimento dos seguintes projetos: Jovens em Ação, Jovens em Atuação, Jovens Esportistas, Música na escola, Educação Ambiental no Viveiro Municipal, Ônibus da Leitura e Enriquecimento Curricular. Outras ações ocorrem atreladas a esses projetos, tais como: Regeneração, OAB vai à escola, Cidadania e Justiça se aprendem na escola, Câmara Jovem, FestVoz, FestArt, Jogos Interescolares, formação de Contadores de Histórias, participação das bandas e fanfarras em Festivais Nacionais e Estaduais.

#PraTodosVerem: imagens mostram representantes de cada segmento da Secretaria da Educação. Fim da desccrição.

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