Como parte do Programa de Enriquecimento Curricular, promovido pela Secretaria da Educação (Seduc) da Prefeitura de São Sebastião, gestores das unidades escolares da rede pública do município assistiram a peça ‘O Pequeno Príncipe Preto’, da Escola Municipal Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada, que encantou o público com uma releitura poética da obra de Rodrigo França.
Dirigida pela professora Shirlei Rodrigues e realizada pelo grupo de teatro Baobá, a apresentação integra uma proposta de formação em educação antirracista, valorizando a identidade, a ancestralidade e o protagonismo negro nas escolas.
A montagem celebrou a infância negra, o amor próprio e o conceito africano de Ubuntu — “Eu sou, porque nós somos” — por meio de uma encenação repleta de sensibilidade, beleza e significado. Os figurinos e a maquiagem foram criados de forma colaborativa pelo Ateliê Agbara, e o cenário foi assinado por Miguel Arcanjo, fortalecendo a expressão artística da peça.
Mais que uma apresentação teatral, o espetáculo se consolidou como um verdadeiro manifesto de arte, coletividade e resistência, reforçando o compromisso da rede municipal com a construção de uma escola inclusiva, diversa e comprometida com a equidade racial.
#PraTodosVerem: fotos mostram momentos da apresentação da peça no Teatro Municipal de São Sebastião. Fim da descrição.


