A Escola Municipal Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, localizada na Enseada, realizou na última quinta-feira (15/5) o 2º Encontro TEAmor. O evento foi dedicado ao acolhimento e à valorização das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas famílias e a comunidade escolar. A ação fez parte do calendário inclusivo da unidade e reafirmou o compromisso com a escuta ativa, o respeito às diferenças e o fortalecimento de vínculos.
O objetivo foi ampliar os diálogos sobre inclusão, destacar as potencialidades dos estudantes com TEA e oferecer apoio às famílias, criando um espaço de troca, pertencimento e construção conjunta.
O encontro contou com a palestra da fonoaudióloga da Secretaria da Educação (Seduc) e Mestre em Autismo, Margarete Ribeiro, que abordou a técnica Construção das Inteligências na Criança Autista e Sindrômica (CICAS).
A neurocientista Bruna Bacico lançou o livro ‘Quando a infância dói’, uma obra coautoral escrita por especialistas renomados com o objetivo de abordar de forma realista os transtornos da infância e as terapias que promovem saúde mental e neurodesenvolvimento.
Também ocorreram apresentações culturais, como do Coral de Libras da unidade escolar e apresentação de dança, que emocionaram os presentes. Outras atividades fizeram sucesso, como a oficina de slime, espaço de maquiagem e massagem realizada pela Associação Rosas Negras.
A secretária da Educação, Marta Braz, esteve presente no evento e parabenizou a escola pela iniciativa. “O TEAmor é mais do que um evento, é uma demonstração prática do que entendemos como educação inclusiva. Ações como essa são fundamentais para fortalecer a empatia, o respeito e o acolhimento dentro do ambiente escolar e da comunidade. Parabenizo a equipe da escola Cynthia Cliquet e todos os parceiros envolvidos por esse momento tão especial”.
#PraTodosVerem: sequência de imagens exibe momentos do 2º Encontro TEAmor na Escola Municipal Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano. Fim da descrição.


