ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS – CIÊNCIAS

ATIVIDADE 01

EF06CI01: Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

Relacione as colunas abaixo indicando a classificação correta de cada item.

(  1 ) água destilada;

(  2 ) água com sal;

(  3 ) água com azeite;

(  4 ) gás O2;

(  5 ) água com azeite e areia;

(     ) mistura heterogênea bifásica,

(     ) mistura heterogênea trifásica,

(     ) substância pura simples,

(     ) substância pura composta,

(     ) mistura homogênea

ATIVIDADE 02

EF06CI03 : Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).

No processo de produção de cachaça, uma das etapas consiste em aquecer o mosto fermentado — uma mistura contendo componentes nocivos à saúde, como aldeídos, ácidos, bagaços e bactérias, além de possuir baixa concentração alcoólica — de maneira a fazer com que o álcool evapore. O vapor de álcool passa, então, por um condensador, voltando ao estado líquido e pingando do outro lado.

A esse processo damos o nome de:

a) destilação.

b) levigação.

c) evaporação.

d) centrifugação.

e) decantação.

ATIVIDADE 03

(EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

Correlacione a segunda coluna com a primeira:

ATIVIDADE 04

(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na
coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo,
com base na compreensão e análise de suas estruturas
básicas e respectivas funções.

Quando, acidentalmente, coloca-se a mão em uma superfície quente, ela é retirada imediatamente. A retirada da mão ocorre porque um sistema do corpo humano foi capaz de receber, analisar e responder ao estímulo representado, nesse caso, pelo calor.

Esse sistema é o

A) cardiovascular.

B) endócrino.

C) nervoso.

D) tegumentar

ATIVIDADE 05

(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

Questão 1

No nordeste do Brasil, a 1100 km de Natal (RN) e incrustado no meio do oceano Atlântico, encontra-se o arquipélago de São Pedro – São Paulo. Trata-se de uma formação geológica única e que tem suas rochas de origem provenientes do manto terrestre. É um dos poucos locais da Terra que possui rochas do manto expostas.

Para as rochas do arquipélago emergirem na superfície da Terra, elas precisaram passar:

a) apenas pela crosta.

b) apenas pelo núcleo. 

c) pela crosta, em seguida pelo núcleo.

d) pelo núcleo, em seguida pela crosta.

Questão 2

O planeta Terra é formado por diferentes camadas. Observe a imagem a seguir e assinale a alternativa que apresenta de maneira correta cada uma destas camadas.

Imagem modificada. Original disponível em: <https://pixabay.com/pt/planeta-sistema-planet%C3%A1rio-merc%C3%BArio-11059/>

a) 1- Núcleo interno ; 2- Manto ; 3- Núcleo externo ; 4- Crosta terrestre

b) 1- Manto ; 2- Núcleo interno ; 3- Núcleo externo ; 4- Crosta terrestre

c) 1- Núcleo interno ; 2- Núcleo externo ; 3- Manto ; 4- Crosta terrestre

d) 1- Núcleo interno ; 2- Núcleo externo ; 3- Crosta terrestre ; 4- Manto

ATIVIDADE 06

(EF06CI12) Categorizar as rochas de acordo com suas características e origem e associar as rochas sedimentares à formação de fósseis em diferentes períodos geológicos.

As figuras abaixo mostram animais que já existiram em nosso planeta, mas que foram extintos há muito tempo. Sabemos da existência destes animas mesmo sem nunca termos convivido com eles, pois eles deixaram marcas de sua passagem pelo planeta.

Estas marcas são chamadas de

A) registros fotográficos.

B) registros fósseis.

C) registros ambientais.

D) registros humanos.

ATIVIDADE 07

(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

Existem várias razões para se preservar a Floresta Amazônica.

Existe um termo que pode ser usado para mostrar a importância desta floresta. O termo é:

A) Energia elétrica.            

B) Biodiversidade.             

C) Pulmão do mundo.       

D) Selva.

ATIVIDADE 08

(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na leitura, análise e comparação de indicadores de saúde – taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica, entre outros – e de resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

A figura seguinte mostra o ciclo de um parasita humano causador da esquistossomose.

Com base na ilustração, marque a opção que indica a medida profilática (preventiva) que ajuda a evitar a propagação dessa doença.

A) Beber sempre água filtrada e fervida.

B) Evitar contato próximo com pessoas que estejam com tosse.

C) Lavar bem as frutas e verduras antes de comê-las.

D) Não se banhar ou pescar em locais que possam estar contaminados.

ATIVIDADE 09

(EF07CI13A) Identificar e descrever o mecanismo natural do efeito estufa e seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra.

Sem ar, não há vida no planeta, pois todos os seres vivos necessitam do ar para sobreviver. Além disso, a Terra precisa do efeito estufa.

Sobre o efeito estufa, podemos dizer que é

A) um fenômeno natural que mantém parte do calor na Terra.

B) um fenômeno global do aumento da temperatura do planeta.

C) a mesma coisa que camada de ozônio.

D) o aumento da quantidade de ar

ATIVIDADE 10

(EF08CI08B) Identificar e explicar as interações que ocorrem entre os sistemas nervoso e endócrino, bem como a manifestação no desenvolvimento do organismo humano, nos aspectos comportamentais, morfológicos e fisiológicos.

No programa TV Globinho a apresentadora disse que é importante incluir na prática diária de crianças e adolescentes obesos atividades, como brincar, correr, saltar, além de outros hábitos saudáveis. É corretor afirmar que

A) Os esportes praticados durante a aula de Educação Física é uma das formas de prevenir e tratar a obesidade.

B) É essencial ver mais TV para nos mantermos informados sobre temas diversos como a manutenção da saúde.

C) Não precisamos praticar nenhum esporte, basta ver TV para poder manter uma boa saúde.

D) Não é preciso ver TV e nem praticar atividades físicas para manter a saúde.

ATIVIDADE 11

(EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria para explicar e representar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.

A água pode se apresentar em três estados físicos diferentes: sólido, líquido e gasoso. A influência de fatores externos, como a temperatura e a pressão, faz com que a água se apresente ora em um, ora em outro estado físico, sendo que a passagem de um estado para outro recebe denominações específicas.

Associe as duas colunas, relacionando os nomes das mudanças de estado da água aos seus respectivos exemplos.

Nome da mudança de estado:                 Exemplo:

1. Evaporação.                                  (   ) Água sendo aquecida e permanecendo em fervura.

2. Ebulição.                                        (   ) Toalha molhada secando ao sol.

3. Solidificação.                                 (   ) Gelo derretendo em um copo.

4. Fusão.                                             (   ) Formação das nuvens.

5. Condensação.                               (   ) Água colocada no congelador durante horas.

A seqüência correta dessa associação, de cima para baixo, é:

A) 1, 2, 3, 5, 4.

B) 2, 1, 4, 5, 3.

C) 2, 5, 4, 3, 1.

D) 1, 4, 2, 3, 5

ATIVIDADE 12

(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da comunidade e/ou da cidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

A figura, abaixo, representa a possibilidade de reciclagem do papel utilizado pela população nas escolas, empresas e residências. Recomenda-se separar, para reaproveitamento, os papéis que são utilizados no dia a dia, ao invés de descartá-los na lixeira.

Essa atitude contribui para a preservação do ambiente porque

A) diminui a taxa de oxigênio.

B) diminui a incidência de chuvas.

C) poupa o corte das árvores.

D) reduz a taxa da fotossíntese.