Com o livro Direito Educacional e o Processo de Inclusão: normas e diálogos para entender a escola do século XXI”, recebemos a visão atualizada, que vem chancelada pela aprovação de sua dissertação de mestrado apresentada à Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esta obra é fruto de pesquisa, de atuação como consultor, professor, gestor educacional e advogado, no qual o autor aprofundou os argumentos para o imprescindível diálogo da escola de hoje. Consolidar o sistema educacional inclusivo deixou de ser uma proposta para alunos com deficiência, pois educação de qualidade lança mão de recursos político-pedagógicos, tecnológicos, e tem o sujeito singular, com ou sem deficiência, como sua escolha para romper com as barreiras e conformismos do passado. Entre vários pontos importantes, chamou minha atenção no livro de Gonzalo Lopez o quanto foi rica a disputa presente na ADI 5357, movida tão logo a LBI foi sancionada em 2015, na tentativa de desobrigar o sistema educacional privado tornar-se inclusivo. O debate no STF, a participação dos grupos de interesse e a decisão de mérito pelo Plenário esclareceram questionamentos sobre a própria constitucionalidade Convenção e da educação inclusiva.