ATIVIDADES PEDAGÓGICAS – ANOS INICIAIS

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

ANO INICIAIS

1º AO 3º ANO 2021

AOS PAIS, RESPONSÁVEIS E QUERIDOS ALUNOS

A pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19) ainda não permitiu a volta do ensino presencial. Por isso, precisamos fortalecer ainda mais a relação escola e família e oportunizar momentos para que os alunos de São Sebastião continuem mantendo uma rotina de estudos.

Contamos com o apoio e participação da família para auxiliar as crianças neste processo, temos certeza que dentro desta perspectiva alcançaremos resultados positivos com essa parceria.

Estas atividades têm como base as habilidades essenciais previstas para esse segmento (1º ao 3º ano) e a competência 8 da BNCC.

AUTOCONHECIMENTO e AUTOCUIDADO: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocríticas e capacidade para lidar com elas.

Um ótimo retorno às aulas para todos!

1- CIRCULAR A IMAGEM DA FIGURA QUE TERMINA COM O MESMO SOM DE MÃO

2- ONDE A PESSOA ESCREVEU O NOME?

               (    ) NO CORAÇÃO

              (    ) NA MÃO

              (    ) NO PAPEL

              (    ) NO CADERNO

3- VOCÊ SABE O QUE É RIMA? TEMOS UMA RIMA, QUANDO AS PALAVRAS TERMINAMCOM O MESMO SOM. PINTE AS FIGURAS QUE RIMAM COM A PALAVRA CORAÇÃO.

4- ESCREVA DO SEU JEITO OS NOMES DAS FIGURAS QUE VOCÊ CIRCULOU

5- ESCREVA UM POUQUINHO DE VOCÊ:

6- PINTE TODAS AS LETRAS QUE VOCÊ JÁ CONHECE.

7- COMPLETE O ALFABETO PARA RECITAR E CANTAR

LEIA O POEMA PARA RESPONDER AS QUESTÕES.

SE PRECISAR PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO

8- ESSE TEXTO É UM

(    ) ANÚNCIO.

(    ) BILHETE.

(    ) CONVITE

(    ) POEMA

9- DE ACORDO COM O TEXTO, A CASA TEM A FORMA DE UM

(     ) TELHADO

(     )  VENTO

(     ) CORAÇÃO

(     ) BRINQUEDO

10- QUAL O CANTINHO DA SUA CASA QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FICAR? POR QUÊ?

11- EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE CASA. DESENHE A SUA NO ESPAÇO ABAIXO.

12- ESCREVA OS NOMES DAS PESSOAS QUEM MORAM COM VOCÊ

13- SUA FAMÍLIA É COMPOSTA DE QUANTAS PESSOAS?

14- FAÇA UM X ONDE ESTÁ ESCRITO O NOME DA FIGURA.

(    ) FADA

(    ) FOLGA

(    ) FAMÍLIA

 (    ) FOTO

15- FAÇA UM X NA ALTERNATIVA QUE MOSTRA O NÚMERO DE SÍLABAS DO NOME DA FIGURA.

( ) 4 SÍLABAS

( ) 1 SÍLABA.

( ) 3 SÍLABAS.

( ) 2 SÍLABAS.

16- ESCREVA DO SEU JEITO UMA FRASE PARA A IMAGEM ABAIXO.

17- OBSERVE A IMAGEM E ASSINALE A FRASE CORRESPONDENTE.

(     )  AS CRIANÇAS BRINCAM DE  PEGA-PEGA.

(    ) AS CRIANÇAS BRINCAM DE AMARELINHA.

(     )  AS CRIANÇAS BRINCAM DE PASSA ANEL. 

(     ) AS CRIANÇAS BRINCAM DE  CORRIDA.

18- FAÇA UMA LISTA DE BRINCADEIRAS QUE PODERÃO SER FEITAS EM CASA

19- LEIA O TEXTO PARA RESPONDER A QUESTÃO

O ASSUNTO DO CARTAZ É:

   (    )  AS CRIANÇAS DEVEM IR PARA A ESCOLA.

   (    )   A CAMPANHA DE VACINAÇÃO.

   (    )  É O DIA DAS CRIANÇAS.

   (     )  A BRINCADEIRA DAS CRIANÇAS.

20- HÁ MESES ESTAMOS EM CASA, EM DISTANCIAMENTO SOCIAL.

 COMO VOCÊ SE CUIDANDO?

COMPLETE A CRIUZADINHA E NÃO ESQUEÇA DE CUIDAR DA SUA SAÚDE

Vídeo sobre saúde disponível no site:

Música sobre saúde (palavra cantada) disponível no site:

21- COMO VOCÊ ESTÁ SE COMPORTANDO?

MARQUE ABAIXO COMO ESTÁ O SEU COMPORTAMENTO NESTA PANDEMIA:

(  )  BAGUNÇO TUDO E NÃO AJUDO.

(  )  AJUDO NAS TAREFAS DE CASA, PARA NÃO FICAR TUDO PARA A MAMÃE FAZER.

(  )  RESPEITO A MAMÃE ETODAS AS PESSOAS DA MINHA CASA.

( )  BRIGO COM TODO MUNDO E NÃO RESPEITO NINGUÉM.

( )  ESTOU TRATANDO BEM OS MEUS IRMÃOS OU PRIMOS.

( )  BRIGO MUITO COM MEUS IRMÃOS OU PRIMOS.

(   )    FALO PALAVRAS FEIAS COM TODO MUNDO E QUERO AS COISAS NA HORA QUE PEÇO.

( )  SEI USAR AS PALAVRINHAS MÁGICAS: POR FAVOR, OBRIGADO, ME DESCULPE, BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE, COM LICENÇA, POSSO AJUDAR?

(  )  ESTOU FAZENDO AS ATIVIDADE ESCOLARES DIREITINHO, SEM RECLAMAR.

( )  RECLAMO E NÃO QUERO FAZER AS ATIVIDADES ESCOLARES.

22- AINDA ESTAMOS NA PANDEMIA, ESCREVA SOBRE SEUS SENTIMENTOS.

23- FAÇA UM PASSEIO PELA SUA CASA, OBSERVANDO COM ATENÇÃO AS FORMAS DOS OBJETOS. DESENHE UM OBJETO COM CADA UMA DAS FORMAS ENCONTRADAS:

24- RECORTE O MOLDE E MONTE A CASA

25- COMPLETE OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO NAS SEQUÊNCIAS.

26-  CONTE AS QUANTIDADES E REGISTRE OS NÚMEROS CORRESPONDENTES.  

27- LUCAS TEM UMA COLEÇÃO DE CARRINHOS. QUANTOS CARRINHOS ELE TEM?

28- MARCOS GANHOU 20 BOLINHAS VERMELHAS E 11 AMARELAS. QUANTAS BOLINHAS ELE GANHOU? DESENHE ABAIXO

29- OBSERVE A CAIXA DE TAMPINHAS QUE MARINA ESTÁ COLECIONANDO.

DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES:

A- QUANTAS SÃO AS TAMPINHAS VERMELHAS?

B- QUANTAS SÃO AS TAMPINHAS AZUIS?

C- O QUE HÁ MAIS: TAMPINHAS VERMELHAS OU AZUIS?QUANTAS A MAIS?

30- VAMOS JUNTAR A FAMÍLIA PARA CANTAR E BRINCAR

VOCÊ JÁ BRINCOU DE RODA?

PEIXE VIVO

COMO PODE O PEIXE VIVO

VIVER FORA DA ÁGUA FRIA?

COMO PODE O PEIXE VIVO

VIVER FORA DA ÁGUA FRIA?

COMO PODEREI VIVER

COMO PODEREI VIVER

SEM A TUA, SEM A TUA

SEM A TUA COMPANHIA?

SEM A TUA, SEM A TUA

SEM A TUA COMPANHIA?

OS PASTORES DESTA ALDEIA

FAZEM PRECE NOITE E DIA

OS PASTORES DESTA ALDEIA

FAZEM PRECE NOITE E DIA

POR ME VEREM ASSIM CHORANDO

POR ME VEREM ASSIM CHORANDO

SEM A TUA, SEM A TUA

SEM A TUA COMPANHIA

SEM A TUA, SEM A TUA

SEM A TUA COMPANHIA

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

ANOS INICIAIS

4º e 5º ANO

2021

AOS PAIS, RESPONSÁVEIS E QUERIDOS ALUNOS

A pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19) ainda não permitiu a volta do ensino presencial. Por isso, precisamos fortalecer ainda mais a relação escola e família e oportunizar momentos para que os alunos de São Sebastião continuem mantendo uma rotina de estudos.

Contamos com o apoio e participação da família para auxiliar as crianças neste processo, temos certeza que dentro desta perspectiva alcançaremos resultados positivos com essa parceria.

Estas atividades têm como base as habilidades essenciais previstas para esse segmento e a competência 8 da BNCC.

AUTOCONHECIMENTO e AUTOCUIDADO: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocríticas e capacidade para lidar com elas.

Um ótimo retorno às aulas para todos!

1- Leia este trecho de uma história conhecida continue escrevendo do seu jeito e dê o final que você desejar: 

CHAPEUZINHO VERMELHO 

ERA UMA VEZ UMA MENINA CHAMADA CHAPEUZINHO VERMELHO QUE MORAVA PERTO DE UMA FLORESTA. UM DIA, SUA MÃE LHE PEDIU QUE LEVASSE UMA CESTA  COM DOCES E FRUTAS À AVÓ QUE ESTAVA DOENTE. MAS, ANTES DE SAIR, FOI  ORIENTADA A NÃO CONVERSAR COM ESTRANHOS, A NÃO SE DESVIAR DO CAMINHO E IR DIRETO À CASA DA VOVÓ. 

CHAPEUZINHO VERMELHO, DESOBEDECENDO À MÃE, PEGOU O CAMINHO MAIS CURTO, INDO PELA FLORESTA. ENQUANTO CAMINHAVA, ENCONTROU UM LOBO QUE  LHE FEZ DIVERSAS PERGUNTAS SOBRE O QUE LEVAVA E PARA ONDE IRIA.  INGENUAMENTE, A GAROTA FORNECEU TODAS AS INFORMAÇÕES AO LOBO E ACEITOU A SUA SUGESTÃO:  COLHER AS FLORES.  COM ISSO, O ANIMAL CORREU NA FRENTE E CHEGOU PRIMEIRO À CASA DA VOVÓ. MAL-INTENCIONADO, BATEU NA  PORTA.  ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Conhecendo Poetas, Poetisas e Poemas

Você sabia que o Poema também é uma maneira diferente de expressar sentimentos e emoções?

Pela combinação das palavras, podemos revelar nossas alegrias, tristezas, a amizade e o amor. Agora, vamos estudar Poemas, Poetas , Poetisas e nos inspirar para falar sobre o que sentimos!

a) Os dois poemas expressam sentimentos, releia-os e escreva quais sentimentos você identifica:

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

b) Se você fosse escrever um poema, quais sentimentos gostariam de expressar? Escreva-os em uma lista abaixo:

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

3- O quadrinho abaixo é um exemplo de texto instrucional. Leia-o com atenção e responda:

https://www.soescola/com/2019/03/aprendendoa-lavar-as-maos-com-aturma-da-monica.html/ aprendendo-a-lavar-as-maoscom-a-turma-da-monica. Acesso em: 28 de abril de 2020.

a) Qual a importância de lavar as mãos corretamente?

b) Lavar as mãos é uma forma de se prevenir contra o Coronavírus? Explique.

4- As receitas também são exemplos de textos instrucionais. Leia o texto abaixo e faça o que se pede:

http://cozinhandonasnuvens.blogspot.com/2015/12/bolo-de-caneca-de-chocolate.html


a) Uma das características do texto instrucional são os verbos no imperativo (aqueles que usamos para dar ordens).  Circule na receita os verbos que encontram-se no imperativo. Quantos verbos você circulou?

5- Leia o texto abaixo e responda:

FATO OU FAKE

 O “verdadeiro” jornalista só trabalha com a verdade, ele investiga para saber se o “fato” aconteceu ou se é mentira, se foi inventado. O jornalista tem uma grande responsabilidade com o público. Assim como o jornalista é responsável pela notícia que publica, nós somos responsáveis pelos fatos ou acontecimentos que compartilhamos nas redes sociais. Dessa forma, só podemos compartilhar acontecimentos ou fatos depois que nos certificamos se são fato ou fake. Devemos também formar a nossa opinião sobre eles, para podermos argumentar e sabermos defender nossos argumentos.

 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dkpj6bJjAjU. Acesso em: 13 jul. de 2020.

a) Você já ouviu falar em fake news? Escreva o que você sabe sobre o significado desta expressão.

6- Leia a tirinha:

https://player.slideplayer.com.br/41/11298828/data/images/img7.jpg

Responda:

a) Qual a informação que Helga quis passar a Hagar?

b) Como ele entendeu o que Helga disse?

c) Você acha que Helga aceitou o que Hagar disse?

d) Como Helga poderia fazer a pergunta a Hagar para ele não interpretar dessa forma?

7- A imagem abaixo é um Infográfico.

Vamos entender o texto.

a) Qual o assunto do texto ?

b) O que você entendeu sobre este texto?

Crianças surdas recebem ajuda de cães-guia na Grã-Bretanha

Uma instituição de caridade britânica iniciou um projeto-piloto para fornecer cães guia para crianças com problema de audição.

No último ano, a instituição Cães Guia para Surdos deu 12 destes cães para crianças. Uma delas foi James Cheung , um menino de 11 anos com dificuldade de audição.

O cão de James é o labrador kurt, que o alerta quando ele precisa –  pela manhã, quando sua mãe o chama e em situações de perigo, como quando um alarme de incêndio dispara. Kurt foi treinado para responder a certos sons e ordens. Segundo a família de James, seu comportamento mudou após a chegada do animal.

www.bbc.com/_caes_guias_surdos

Ele está mais independente e confiante e desenvolveu um ótimo relacionamento com o cão.

8- Leia a reportagem abaixo e responda:

a) Por qual motivo essa reportagem foi escrita?

b) Como se sentiu James com a chegada de Kurt?

9- Mafalda é uma menina muito esperta. Observe a conversa dela com Manolito e responda:

a) O que expressa a fala da Mafalda?

b)  Você concorda com a Mafalda? Explique a sua resposta.

10- Leia o texto:

OS INDÍGENAS QUE HABITAVAM O BRASIL EM 1500

Os Indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, batata doce e principalmente mandioca. Eles derrubavam as matas e faziam queimadas para limpar o solo antes do plantio. Os Indígenas domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, porco do mato e capivara. Não conheciam o cavalo, o boi e a galinha. Faziam objetos utilizando as matérias primas da natureza. Vale lembrar que os indígenas respeitam muito bem o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência. Desta madeira, construíam canoas, arcos, flechas e suas habitações (ocas). A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos. A cerâmica também era muito utilizada para fazer potes, panelas e utensílios domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas ou enfeites para as cerimônias das tribos. O urucum era usado para fazer pinturas no corpo.

https://br.pinterest.com/pin/728738783443638287/. Acesso em: 05 ago. 2020.

a) Identifique  no texto os hábitos da cultura indígena e escreva-os abaixo:

b) Os índios domesticavam animais de pequeno porte. O que são animais de pequeno porte? Dê exemplos.

11- Enquete é o levantamento de opiniões e/ou percepções representativas de um grupo sobre um assunto de interesse geral que envolve um número restrito de entrevistados.

Marque um X na alternativa que mostra a sua finalidade :

a) Coletar informações pessoais sobre diferentes assuntos.

b) Informar fatos recentes.

c) Expressar crítica sobre evento de dança.

d) Discordar de diferentes opiniões sobre fatos recentes.

Leia o texto abaixo:

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

O ser humano necessita da energia dos alimentos para realizar todas as atividades e ter um desenvolvimento saudável. Alimentar-se bem não significa apenas comer muito. O mais importante é a qualidade do alimento. A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de alimentos que forneçam a quantidade suficiente de nutrientes de que o organismo necessita, proporcional ao gasto de energia. Por exemplo, uma pessoa que come hambúrguer, batata frita, pizza, cachorro-quente, esquecendo-se de verduras, legumes, frutas e leite, certamente terá carência de alguns nutrientes e excesso de outros. O ideal é ter uma alimentação equilibrada. Cansaço e fome indicam que parte de nossas energias foi gasta e precisa ser reposta. As atividades do dia a dia consomem energia e requerem a ingestão de alimentos, que funcionam como combustível para o corpo. Para repor essa energia gasta, o organismo retira nutrientes dos alimentos que ingerimos.

Disponível em:. Acesso em 22 de setembro de 2020.

12- Faça o teste a seguir e descubra como está sua alimentação.  Marque um X na alternativa que mais se aproxima da sua realidade:

a) Quantos copos de água você consome por dia?

(   )  Três ou menos.

(   )  Entre quatro e seis.

(   )  Mais de seis.

b) O que você costuma tomar durante as refeições?

(   )  Refrigerante.

(   )  Suco.

(   )  Água .

c) Quantas vezes por semana você consome frituras?

(   )  Todos os dias.

(   )  Uma vez por semana.

(   )  Raramente.

d) Quantas refeições você faz por dia?

(   )  Uma ou duas.

     (   ) Três ou quatro.

     (   ) Cinco ou mais.

e) Quantas frutas você consome por dia?

(   )  Zero a duas.

(   ) Três a quatro.

(   ) Cinco ou mais.

f) Quantas cores diferentes de salada você consome por dia?

(   ) Duas ou nenhuma.

(   ) Três.

(   ) Quatro ou mais.

g) Quantas vezes você come doce por dia?

(   ) Três ou mais.

(   ) Uma ou duas.

(   ) Nenhuma ou uma.

h) Quais desses pratos você é saudável  para o seu almoço?

(   ) Pizza.

(   ) Arroz, bife grelhado e batata frita.

(   ) Salada de alface e cenoura, bife de frango e arroz.

 Disponível em: Acesso em 20/08/2020.

13- Observe as imagens, pense e descreva.

a) Uma atividade que pode ser realizar de forma rápida, ou seja, em alguns minutos.

b) Um acontecimento que demora alguns meses.

c) Algo que demore mais de um ano para ficar pronto.

14- Veja o convite para o aniversário on- line de Tânia.

a) Marque, nos relógios abaixo, o horário de início da festa de Tânia e o horário de término.

b) Quanto tempo durará a festa da Tânia?

15- O termômetro abaixo mostra a temperatura de Tiago.

a) Qual a temperatura de Tiago?

(  ) 39 °C

(  ) 39,3 °C

(  ) 39,5 °C

(  ) 40 °C       

b) Segundo os protocolos de segurança para contenção da disseminação do Coronavírus, Tiago pode ir à escola?

16- Nesse momento de Pandemia de COVID-19, a internet foi muito utilizada para trabalhar e estudar em computadores, tablets e celulares. Observe a tabela abaixo:

a) Complete a tabela com as informações que estão faltando sobre o tempo de conexão usado por Mariana e João.

b) Quem ficou mais tempo na internet?

c) O tempo que Estela ficou a mais que João na internet é de:

d) Qual foi o tempo que Mariana permaneceu conectada?

17- Vamos praticar a sequência numérica!

a) Complete as tarjetas abaixo com os números que estão faltando.

b) Isabella está organizando os pares de tênis da loja da sua mãe por numeração. Qual é o intervalo numérico entre um par de  e outro?

c) Agora é sua vez! Crie uma sequência numérica.

d) Vamos pesquisar a numeração dos calçados das pessoas que moram na sua casa? Preencha a tabela abaixo com os nomes e números na ordem crescente .

18- Resolva as situações-problemas. Se for preciso faça o desenho para encontrar a resposta:

a) Kauê recebeu de troco no mercado R$20,00 de uma compra de R$30,00. Qual o valor da cédula que ele utilizou para pagar a compra?

b) Duda foi ao mercado e comprou um leite condensado por R$4,50, um pacote de leite em pó por R$6,50 e um achocolatado por R$7,00. Ela pagou com uma nota de R$20,00. Quanto recebeu de troco?

c) Pedro entrou no mercado com algum dinheiro. Gastou R$30,00 e recebeu de troco R$20,00. Quantos reais ele tinha quando chegou ao mercado?

d) Agora é a sua vez! Crie seu próprio problema   no seu caderno! A regra é utilizar nosso valor monetário, ou seja, nosso dinheiro (cédulas ou moedas). Em seguida, resolva-o.

e) Vitor juntou, durante a suspensão das aulas, 780 lápis em sua coleção. Ele guardou 354 lápis e o restante distribuiu entre 24 envelopes para entregar aos colegas. Quantos lápis ganhou cada colega de Vitor?

f) A professora Júlia vai fazer uma caixinha de surpresas para distribuir entre seus 25 alunos, no retorno às aulas. Ela comprou124 barrinhas de chocolate, 226 balas e 50 pirulitos para colocar nas caixinhas. Quantos doces Júlia colocará em cada caixinha?

g) Durante a quarentena, Marcelo observou as aranhas de pertinho no quintal da casa dele. Na teia, tem 5 aranhas. Cada aranha tem 8 patas.  Quantas patas tem na teia do quintal do Marcelo?

h) Em um condomínio tem 2 pátios para estacionar os carros. Cada pátio tem 8 vagas. Qual é o número total de vagas deste condomínio?

19- Observe os algarismos das fichas.

a) Escreva três números que você pode formar usando todos os algarismos acima:

b) Registre o maior número possível que você pode formar com esses algarismos:

c) E agora registre o menor número:

d) Se utilizarmos todas as fichas para formar o maior número possível, o algarismo que ficará na ordem das unidades de milhar é:

20- Uma loja realizou uma pesquisa interna para determinar quais eletroeletrônicos foram vendidos no mês de abril. Veja no gráfico a seguir:

VENDA DE APARELHOS ELETRÔNICOS DO MÊS DE ABRIL

Complete o quadro com as informações do gráfico e responda às perguntas.

a) Qual o aparelho eletrônico mais vendido?

b) Quantos aparelhos eletrônicos foram vendidos no mês de abril?

c) A quantidade de tablets vendidos é inferior a de computadores?

           

ATIVIDADE 01

HABILIDADE: Conhecer e utilizar saudações, cumprimentando em inglês (HI, HELLO, GOOD MORNING/AFTERNOON, BYE, SEE YOU)

AGORA É SUA VEZ DE PRATICAR!

1. PINTE A IMAGEM QUE CORRESPONDE A PALAVRA NO BALÃO:

2. LIGUE AS PALAVRAS NAS IMAGENS CORRETAS:

2. MARQUE UM  X  NA EXPRESSÃO CORRETA:

ATIVIDADE 02

HABILIDADE: Perguntar e dizer o nome das coisas (What’s/ Who’s this/that? What’s/ Who’s your favorite…? He is/She is/It is my favorite… /This/That is…)

1 -LEIA A LISTA DOS BRINQUEDOS QUE BOB TEM DENTRO DE SUA TOY BOX

1.LIGUE CADA BRINQUEDO COM O NUMERAL CORRESPONDENTE A QUANTIDADE QUE TEM NA LISTA DE BOB.

2. LEIA O BALÃO E RESPONDA A PERGUNTA DE BOB.

3. CIRCULE O NOME CORRETO DO BRINQUEDO:

4. LEIA A FRASE DO BALÃO E REESCREVA AS FRASES NOS OUTROS BALÕES:

APRENDA MAIS:

ACESSE OS LINKS OU ABRA OS QR CODE ABAIXO:

SUGESTÕES DE VÍDEOS

ATIVIDADE 03

HABILIDADE: Conhecer e utilizar saudações, cumprimentando em inglês ( Hi, Hello, Good morning/afternoon,  Bye/See you ).

CUMPRIMENTOS E DESPEDIDAS

EXISTEM VÁRIAS FORMAS DE CUMPRIMENTAR E DESPEDIR. VEJA:

QUANDO ENCONTRAMOS UMA PESSOA A QUALQUER HORA DO DIA PODEMOS DIZER:

MAS SE FOR DE NOITE OU ESTAMOS INDO DORMIR DIZEMOS

  1. COMPLETE OS GREETINGS ABAIXO DE ACORDO COM CADA FIGURA:

2. LEIA OS GREETINGS ABAIXO E ESCREVA-OS EMBAIXO DE CADA FIGURA:

ESCREVA A EXPRESSÃO CORRETA EM INGLÊS DE ACORDO COM A SITUAÇÃO APRESENTADA:

a) QUANDO VAMOS EMBORA DE QUALQUER LUGAR DIZEMOS:

_______________________________________________________________

b) QUANDO ENCONTRAMOS UMA PESSOA DE TARDE DIZEMOS:

_______________________________________________________________

c)  QUANDO ENCONTRAMOS UMA PESSOA A QUALQUER HORA DO DIA PODEMOS DIZER:

Assista aos vídeos e cante com os amigos:

ATIVIDADE 04

HABILIDADE: Identificar relações entre texto e imagem, com foco na compreensão global.

HELLO! MY NAME IS MRS.SILVA.

Sou Professora de Inglês e trabalho junto com o MISTER PEIXINHO.

Vamos fazer algumas ENGLISH LESSONS?

Você não pode esquecer que a pandemia não acabou, que devemos continuar com a higienização das mãos e usar máscaras sempre que sair de casa!   Afinal, devemos proteger nossa família do Coronavírus.

LEIA O CARTAZ ABAIXO E RESPONDA À QUESTÃO EM PORTUGUÊS:

  1. O que o cartaz está dizendo? Você concorda com a mensagem?

________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Leia a lista dos toys que Bob tem em sua toy box e em seguida faça uma lista dos que você gostaria de ter dentro da sua:

3. Leia as frases e relacione com as imagens correspondentes:

Leia o texto abaixo para responder as questões 4, 5 e 6:

4. A qual gênero textual o texto acima pertence?

  • a) Invitation.
  • b) Letter.
  • c) Birthday card.
  • d) Recipe.

5. Quem é o destinatário do texto?

a) Um amigo.

b) Um professor.

c) A mãe.

d) O pai.

6. Em que situação esse texto é usado? Responda em português:

PARA SABER MAIS ACESSE:

ATIVIDADE 1

(EF01EF01A) Identificar brincadeiras e jogos dos contextos familiar e comunitário, valorizando elementos da cultura popular presente nestes contextos.

NOME DA BRINCADEIRA OU JOGO: _______________________________________________

NOME DA BRINCADEIRA OU JOGO: _______________________________________________

NOME DA BRINCADEIRA OU JOGO: _______________________________________________

ADULTO, AJUDE A CRIANÇA A REGISTRAR OS DETALHES DESTE JOGO OU BRINCADEIRA QUE TE ENCANTAVA!

PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR – 2021

HABILIDADE EF01HI02- Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade. 

O CARNAVAL É UMA FESTA MUITO POPULAR NO BRASIL E ACONTECE EM PRATICAMENTE TODO O PAÍS. EM 2021, DEVIDO A PANDEMIA DA COVID 19, O CARNAVAL SERÁ CANCELADO NA MAIORIA DOS PAÍSES, INCLUSIVE EM SÃO SEBASTIÃO.

MAS VOCÊ SABIA QUE O CARNAVAL É TAMBÉM UMA FESTA MUITO ANTIGA?

O CARNAVAL FOI TRAZIDO AO BRASIL PELOS COLONIZADORES PORTUGUESES NOS ANOS 1600, NESSA ÉPOCA ERA UMA BRINCADEIRA POPULAR CONHECIDA COMO ENTRUDO.

Cena de carnaval no Rio de Janeiro mostrando o Entrudo. Gravura Jean Baptiste Debret – 1823

O ENTRUDO TAMBÉM FEZ SUCESSO EM SÃO SEBASTIÃO, VEJA O DEPOIMENTO DE UMA ANTIGA MORADORA DO CENTRO HISTÓRICO, RECOLHIDO PELO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL.

DEPOIMENTO DE JOVITA LEITE MOTA, NASCIDA EM 01/07/1919.

MUITO POUCO SE TEM A FALAR SOBRE O CARNAVAL DOS ANOS 40 E 60 AQUI EM SÃO SEBASTIÃO. NAQUELE TEMPO, OS FESTEJOS COMEÇAVAM NO DOMINGO E TERMINAVAM NA TERÇA-FEIRA, SENDO SOMENTE TRÊS DIAS.

O PROGRESSO NÃO TINHA CHEGADO POR AQUI E NEM SE FALAVA EM ESCOLA DE SAMBA, MAS A PEQUENA POPULAÇÃO SE ENCARREGAVA DE FAZER A FESTA. AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES SAÍAM AS RUAS VESTINDO FANTASIAS, AS MAIS USADAS ERAM DE PALHAÇOS E COLOMBINAS. OS HOMENS USAVAM MÁSCARAS QUE ERAM FEITAS DE PAPELÃO, PAPEL PINTADO E MUITA TINTA.

ERA DIVERTIDA A GUERRA DAS LARANJINHAS, BOLINHAS DE CERA CHEIAS DE ÁGUA QUE JOGAVAM UNS NOS OUTROS. QUANDO ESTOURAVA MOLHAVA TODA A ROUPA, TERMINAVA QUANDO TODOS ESTAVAM ENCHARCADOS. PASSAR NA RUA DISTRAÍDA POR DEBAIXO DE JANELAS ERA PERIGOSO, POIS CORRIA O RISCO DE LEVAR UM BALDE DE ÁGUA NA CABEÇA. ERA O BANHO DO “INTRÚIDO”, COMO ERA CHAMADO.

Á NOITE, A DISTRAÇÃO ERA O BAILE REALIZADO NO CLUBE ATLÉTICO SEBASTIANENSE, ONDE OS PARES FORMAVAM CORDÕES, PULAVAM E CANTAVAM AO SOM DAS MARCHINHAS CARNAVALESCAS, TOCADAS NA VITROLA OU POR ALGUNS MÚSICOS IMPROVISADOS.

AS MÚSICAS QUE MAIS SE CANTAVA ERAM: A JARDINEIRA, CHIQUITA BACANA, MAMÃE EU QUERO E ZÉ PEREIRA. O SALÃO FICAVA CHEIO DE CONFETE E SERPENTINA E, PARA ANIMAR AINDA MAIS, ERA USADO O LANÇA PERFUME, QUE NAQUELE TEMPO ERA UM BRINQUEDO INOFENSIVO.

TODOS OS FESTEJOS TERMINAVAM A MEIA-NOITE DE TERÇA-FEIRA, EM RESPEITO À QUARTA-FEIRA DE CINZAS, PRIMEIRO DIA DO INÍCIO DA QUARESMA.

ASSIM ERA O CARNAVAL EM SÃO SEBASTIÃO COM MUITA ALEGRIA E MUITA PAZ ENTRE OS MORADORES CAIÇARAS.

1.O ENTRUDO MOSTRADO NA GRAVURA É PARECIDO COM O ENTRUDO NARRADO PELA DONA JOVITA? CONTE COMO ERA O ENTRUDO.

2.PROCURE NA FOTO ABAIXO UM MENINO COM UMA DAS FANTASIAS QUE DONA JOVITA CONTOU NO SEU DEPOIMENTO.

Bloco Infantil de Carnaval no centro histórico de São Sebastião. Foto: Agnelo Ribeiro – 1955

JÁ NO FINAL DOS ANOS 1800, VÁRIOS GRUPOS CARNAVALESCOS OCUPAM AS RUAS DO RIO DE JANEIRO, SERVINDO DE MODELO PARA AS DIFERENTES FOLIAS. NESSA ÉPOCA, ESSES GRUPOS ERAM CHAMADOS DE CORDÕES, RANCHOS OU BLOCOS. EM 1890, CHIQUINHA GONZAGA COMPÔS A PRIMEIRA MÚSICA ESPECIFICAMENTE PARA O CARNAVAL, “Ô ABRE ALAS”. A MÚSICA HAVIA SIDO COMPOSTA PARA O CORDÃO ROSAS DE OURO QUE DESFILAVA PELAS RUAS DO RIO DE JANEIRO DURANTE O CARNAVAL.

A PARTIR DOS ANOS 1900, A POPULARIZAÇÃO DA FESTA CONTRIBUIU PARA O SURGIMENTO DO SAMBA, ESTILO MUSICAL MUITO INFLUENCIADO PELA CULTURA AFRICANA, E DO DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA, EVENTO QUE ACABOU SE TORNANDO A MAIOR FESTA POPULAR DO BRASIL.

NOS ANOS 1970, UM BLOCO DE CARNAVAL DE RUA DE SÃO SEBASTIÃO FEZ UMA HOMENAGEM A ARTISTA. CHIQUINHA GONZAGA (1847-1935) FOI COMPOSITORA, PIANISTA E REGENTE BRASILEIRA. PRIMEIRA MULHER A REGER UMA ORQUESTRA NO BRASIL.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chiquinha_Gonzaga

MARCHINHA CHIQUINHA GONZAGA

Composta por Neide Palumbo e Antonia Grangeiro Rodrigues para o Bloco de Carnaval Unidos da Blumenthal nos anos 1970

FOI NO PASSADO                                                                           

MAS ERA TÃO MODERNA                                                                     

COMO NO TEMPO ATUAL

CHIQUINHA GONZAGA                                                                   

TRAZEMOS PARA ESTE CARNAVAL                             

MULHER DE FAMA E CORAGEM

ESTE ANO A BLUMENTHAL

PRESTA A SUA HOMENAGEM

A RAINHA DO NOSSO CARNAVAL

NO CHORINHO OU NO MAXIXE

EM TUDO SE DAVA BEM

EXALTANDO A LIBERDADE

ELA ESTÁ DE PARABÉNS

Glossário:

Blumenthal: nome de um bloco de carnaval de rua de São Sebastião, foi retirado do nome da rua onde surgiu o bloco “Álvaro Blumenthal” (hoje rua Prefeito João Batista Fernandes),

Maxixe: O maxixe ou tango brasileiro, é um tipo de dança de salão brasileira criada por afrodescendentes que esteve em moda entre o fim do século XIX e o início do século XX. O ritmo, segundo hipótese levantada por alguns estudiosos, foi influenciado pela música trazida por escravos de Moçambique.

Chorinho: O choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX. O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e ao longo dos anos se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular nacional, A composição instrumental dos primeiros grupos de choro era baseada na trinca flauta, violão e cavaquinho.

3-VOCÊ E SUA FAMÍLIA GOSTAM DE CARNAVAL? O QUE VOCÊS FAZEM DURANTE O CARNAVAL?

4-VOCÊ ACHA O CARNAVAL ANTIGO MUITO DIFERENTE DO ATUAL? POR QUÊ?

Fontes: https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/historia-do-carnaval-no-brasil.htm

              Arquivo Histórico de São Sebastião