
ATIVIDADE 01

(EF06GE01) – Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as modificações nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos;
(EF06GE15*) – Elaborar hipóteses para explicar as mudanças e permanências ocorridas em uma dada paisagem em diferentes lugares e tempos.

Para explorar um pouco mais o estudo da paisagem, indicamos aos(às) estudantes que respondam às questões:
a) Qual(is) plano(s) apresenta(m) maior número de elementos naturais? Justifique sua resposta.
b) Em qual plano se observa maior interferência antrópica? Justifique sua resposta.
c) Qual é o tipo de relevo observado no 3º plano?
d) Podemos dizer que essa paisagem é natural e social? Justifique sua reposta.
e) Como podemos estudar os processos que transformaram essa paisagem?
f) A paisagem analisada é semelhante à do lugar onde você vive? Justifique sua resposta.

ATIVIDADE 02

(EF06GE17*) Discutir a importância da água para manutenção das formas de vida e relacionar com a sua disponibilidade no planeta, tipos de usos, padrões de consumo e práticas sustentáveis para preservação e conservação.
QUESTÃO 1
Observe a figura:

A figura acima representa qual importante fenômeno da natureza?
Descreva duas atividades humanas que podem alterar esse fenômeno.
QUESTÃO 2
Regime fluvial é a variação do nível das águas de um rio no período de um ano. Essa variação depende do clima da área percorrida pelo rio e seus afluentes. Sobre o regime pluvial dos rios, marque a única alternativa correta.
- São alimentados pelas águas resultantes da fusão da neve e das geleiras , no verão.
- Descreva duas atividades por outros rios, portanto, seus afluentes.
- São alimentados pelas águas das chuvas, portanto, as cheias, período em que os rios aumentam consideravelmente o volume de suas águas, coincidem com a estação de chuvas.
- São abastecidos tanto pelas águas da chuva, quanto pelas geleiras, possuindo uma alimentação mista.
QUESTÃO 3
Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira
1- Nascente ( ) é o caminho que o rio percorre.
2- talvegue ( ) é o lugar onde o rio deságua
3- Foz ( )é o rio que deságua em outro rio
4- afluente ( ) é o lugar onde o rio nasce
5- Curso ( )é o local mais profundo do rio

ATIVIDADE 03

(EF06GE22*) Distinguir os elementos do mapa, tais como título, legenda, escala, orientação, projeção, sistema de coordenadas, fontes de informação entre outros em diferentes representações cartográficas.
O globo terrestre pode ser divido por uma rede de linhas imaginarias que permitem localizar qualquer ponto de sua superfície. Essa Linha imaginaria determinam dois tipos de medidas : a latitude e a longitude, que em conjunto são chamadas de coordenadas geográficas:

Determine as coordenadas geográficas dos seguintes pontos:
Ponto A
Latitude: Longitude:
Ponto B
Latitude: Longitude:
Ponto C
Latitude: Longitude:
Ponto D
Latitude: Longitude:

ATIVIDADE 04

(EF06GE25*) Analisar os tipos de produtos do Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Sistema de Posicionamento Global (GPS) e Cartografia Digital e relacionar com a produção imagens de satélite e mapas digitais entre outros.
QUESTÃO 1
Observe a Figura:

A bússola é um instrumento de localização que aponta sempre para o Norte Geográfico da Terra.
Na afirmação acima, existe uma informação incorreta. Reescreva a frase de maneira a torná-la correta.
QUESTÃO 2
O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias criadas para possibilitar a localização de qualquer ponto em sua superfície. Para localizar um certo ponto no globo, determinam-se as coordenadas geográficas (latitude e longitude) com base nos princípios do círculo trigonométrico. Suponha que um navio tenha lançado um S.O.S. nas seguintes coordenadas geográficas: 30° latitude Sul e 60° longitude Leste.

Com base nas informações e no mapa, é correto afirmar que o navio encontra-se:
a) nas proximidades do litoral brasileiro.
b) nas proximidades da costa oriental da África.
c) no setor oriental da América do Norte.
d) na costa oriental da Oceania.
e) N.D.A
QUAESTÃO 3
O globo terrestre pode ser divido por uma rede de linhas imaginarias que permitem localizar qualquer ponto de sua superfície. Essa Linha imaginaria determinam dois tipos de medidas: a latitude e a longitude, que em conjunto são chamadas de coordenadas geográficas: Com base na figura, identifique as coordenadas geográficas do ponto g, marque a única alternativa correta.

- (A) 90° de latitude norte e 60° de longitude leste
- (B) 60° de latitude sul e 90º de longitude leste.
- (C) 60° de latitude norte e 90º de longitude leste
- (D) 90º de latitude sul e 60º de longitude leste
- (E) N.D.A.
