O professor Ewerton Camargo comenta algumas maneiras de mudar este conceito tão importante, tornando-o menos intimidador durante as aulas. a escola tradicional, avaliação sempre esteve relacionada com aplicação de provas ou apresentações de seminários ou projetos, realizadas geralmente ao final do curso.
Entretanto, há diversas formas de se avaliar a aprendizagem do aluno ao longo de todo o período de aulas, dando novo significado a esse ponto nevrálgico da aprendizagem. “A avaliação é muitas vezes confundida com o final do processo.
A discussão que tem de ser feita a respeito dela é como isso pode ser uma ferramenta que traz elementos que auxiliam a gestão pedagógica e em sala de aula”, explica o professor Ewerton Camargo, professor do curso de extensão Avaliação Educacional: concepções e práticas, no Instituto Singularidades.
Ewerton conta que é por meio de uma boa avaliação que o professor vai poder planejar ou replanejar as suas aulas, uma vez que elas apontarão caminhos que funcionam ou não no aprendizado de cada um dos alunos. E, ainda, colaborar para que os objetivos e as competências a serem desenvolvidos em sala de aula fiquem mais claros para educadores e estudantes.
Clique aqui para ler o artigo
tags: avaliação,aulas,aprendizagem,alunos,gestão