6ª JORNADA PEDAGÓGICA

DIA 22 DE JULHO

ABERTURA OFICIAL ÀS 9H00

MARTA REGINA BRAZ

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO

ROSANA SALVINI

DIRETORA PEDAGÓGICA

PALESTRANTES

ÀS 10H00

Escritor indígena, graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. Doutor em Educação pela USP. É pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Diretor presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais. Autor de 52 livros para crianças, jovens e educadores é Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008. Em 2013 recebeu a mesma honraria na categoria da Grã-Cruz, a mais importante honraria oficial a um cidadão brasileiro na área da cultura. Recebeu diversos prêmios no Brasil e Exterior entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq); Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO). Muitos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 2017 foi contemplado com o Prêmio Jabuti na categoria Juvenil. É o grande ganhador do Prêmio da Fundação Bunge pelo conjunto de sua obra e atuação cultural, em 2018.

ÀS 11H00

Professora e especialista em Psicopedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e graduada em Pedagogia, pela Universidade Paulista (UNIP). Durante a graduação desenvolveu um artigo na área de História da Educação, com a discussão em torno do primeiro modelo de Currículos e Programas no Brasil, elaborado por Lourenço Filho, que foi publicado na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), em 1944, ressaltando a importância desses primeiros indícios de currículos para os atuais modelos existentes nas escolas. Na pós-graduação o artigo desenvolvido tinha como tema central a formação de identidade das crianças, por meio das relações afetivas e sociais no ambiente escolar, buscando a reflexão acerca do desenvolvimento humano e da maturidade, com base em D. W. Winnicott, juntamente com a Teoria do Reconhecimento, de Axel Honneth, que contribuem para a compreensão da importância do outro nas relações interpessoais. Atua em sala de aula desde 2016 e está no terceiro ano como professora da rede municipal de São Sebastião, pela EM Henrique Tavares de Jesus.

ÀS 11H30

Graduada em História, Pedagogia e Educação Musical. Especialista em Psicopedagogia e Ensino de História. Mestre em Ciências Ambientais. Atua na rede municipal de ensino de São Sebastião desde 2009. Em 2010, publicou o livro “Percepção Ambiental”; atualmente é professora de História na E.M. Patrícia Viviani.

ÀS 14H00

Formado em Educação Física pela PUC Campinas; Pós-graduação em Arteterapia pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Estudou Mestrado em Psicologia na PUC Campinas; Pós-graduação em Gestão Ambiental pela FAC Anhanguera; Aperfeiçoamento no Método Montessori pela Escola Montessori de Campinas & Faculdade METROCAMP; Criador do MÉTODO (PSICOMOTOR & PSICOPEDAGÓGICO) VIDA PURA; Fundador do Instituto Vida 100%. Recebeu o prêmio “Profissional do Ano” do CREF/SP (Conselho Regional de Educação Física). Foi Consultor da UNESCO; Recebeu Apoio Institucional ao Método e ao Projeto Vida Pura da ANUBRA – Associação das Nações Unidas Brasil. Apresentou o Método Vida Pura em 2011 no VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e no XIII Simpósio Paulista de Educação Física – UNESP.

ÀS 15H00

Autora de livros de poesia e contos para crianças, jovens e adultos. Graduada em Língua e Literatura francesa pela Universidade de Nancy através da Aliança Francesa. Recebeu ao longo de sua carreira os Prêmios:

A.P.C.A, O Melhor de Poesia da F.N.L.I.J ( ( por quatro vezes) , Prêmio A.B.L para livro infantil. Recebeu por diversas vezes a láurea “Altamente Recomendável da F.N.L.I.J

Faz parte da Lista de Honra do Organismo Internacional I.B.B.Y que abriga os melhores autores de literatura infanto-juvenil do mundo.

Trabalha com o Projeto de Leitura Café, Pão e Texto, recebendo Escolas Públicas em sua casa para um café da manhã literário e faz palestras sobre a Formação do Leitor.

Tem cerca de cem livros publicados.

ÀS 16H00

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal) e especialista em Música e Alfabetização. Fundador da Escola da Ponte, em Portugal, uma referência de sucesso mundial em pedagogia inovadora. Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, coordenou o projeto “Educação para Todos”, de 2001 a 2004, desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire, e o projeto “Fazer a Ponte”, da Escola da Ponte de 1976 a 2004. Pela sua relevante contribuição para a educação Pacheco recebeu os prêmios: ” Excelência Acadêmica da Fundação Eng. Antônio de Almeida” e “Experiências Inovadoras no Ensino”, a “Comenda da Ordem da Instrução Pública”, e o título de notório especialista. Em 2007 passou a residir no Brasil e, desde então, viaja pelo país mobilizando professores, educadores, estudantes, crianças, jovens e entusiastas da educação que acreditam em uma educação transformadora, democrática, que integra comunidades e as artes. Acompanha mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil e colabora voluntariamente no Projeto Âncora, uma ONG sediada em Cotia (SP), que segue os mesmos princípios da Escola da Ponte. No IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) no Projeto Brasília 2060 – Plano Estratégico para uma Cidade Sustentável, coordenou, de 2014 a 2016, pesquisa sobre indicadores de boa qualidade da educação no Distrito Federal. No MEC (Ministério da Educação) integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica. Foi facilitador do Gaia Brasil de 2009 a 2016. Na Ecohabitare Consultoria e Projetos Ltda, empresa social que contribui para a criação de comunidades sustentáveis a partir de comunidades de aprendizagem, é Diretor Pedagógico onde coordena inúmeros projetos de reconfiguração da prática pedagógica em escolas públicas e privadas do Brasil, e os projetos de transformação vivencial Gaia Escola – Construindo Comunidades de Aprendizagem para um Mundo Sustentável e, Escolas em Transição. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática.

ÀS 17H00

Professora de Matemática, formada pela UFMT, onde cursou Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática; também possui formação no Magistério, pelo Instituto de Educação Madre Tereza, no RS. Sua segunda formação superior em Licenciatura em Pedagogia e Gestão Escolar foi aprofundada com estudos em Educação Especial e Neuropsicopedagogia. Especializou-se em Metodologias e Educação Matemática, buscando conhecimento necessário para refletir, analisar, compreender, discutir e proporcionar uma educação matemática mais significativa e desafiadora para os alunos e tão necessária para a formação dos indivíduos.  Em 2021, graduou-se também em ED. Física e atualmente é aluna da Logos University International, onde cursa Mestrado Internacional em Educação.

Participou do 1º Seminário Virtual de Educação no ano de 2021, sob o tema “Pesquisa Educacional em Rede: entre a colaboração, a interatividade e a análise contextual para a investigação Cientifica”.  Tem mais de 22 anos de experiência como professora. Iniciou no CIAD, Centro Integrado Agrícola e Doméstico, projeto Criança do Futuro, em Seberi- RS. Trabalhou na educação básica tanto da rede pública como da rede privada, coordenou projetos de Feira de Iniciação Cientifica, FEICIC- Nova Guarita- MT, coordenadora da OBA, OBMEP, ministrou aula em cursos tecnológicos, na SECITEC- MT. Atualmente, e desde 2016, é professora concursada na rede Municipal de São Sebastião- SP.

ÀS 17H30

Graduada em Letras /Língua Portuguesa e Espanhola e Pedagogia. Tem pós graduação em Libras, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Especial. É mestranda em Letras pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).  Atuou por 11 anos como intérprete de Libras na Prefeitura de São Sebastião. Já atuou como professora de Língua Portuguesa na Prefeitura de Ilhabela e ministrou aulas no curso de pós graduação em instituição privada. Ministra palestras e oficinas sobre contação de histórias e sobre a importância da segunda língua materna brasileira, Libras. É autora e participante do projeto de contação de histórias itinerante Lili e Ronisia, que contam histórias para crianças visando quebrar a barreira do silêncio entre surdos e ouvintes. As histórias são traduzidas em Libras, sempre que há surdos presentes. Foi intérprete de Libras no evento Miss Brasil 2017, em Ilhabela, nas dependências da APAE. Atualmente, mantém seu projeto de inclusão no Colégio Mestre, que tem Libras como uma das disciplinas de sua grade curricular e é regente e fundadora do Coral de Libras, pelo qual já passaram aproximadamente mil e cem alunos. Atuou como professora no Instituto Federal no campus de Caraguatatuba em 2018 a 2021. É autora do livro infantil “Pitéu, o leão”, escrito em língua portuguesa, com uso de datilologia, em 2020.

ÀS 18H00

Estuda História e Cultura Afro-Brasileira, nas Faculdades Prominas, tem graduação em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2017) e Pós-graduação em Gestão Escolar e Inspeção Escolar, pela Universidade Cândido Mendes (2013). Pós-graduada em Gramática e Uso, pela Universidade Taubaté (2002). É professora com graduação em Letras: língua portuguesa e literaturas, pela Universidade do Grande Rio (1992) Atua na rede municipal de ensino em São Sebastião desde 2002. Também atuou na rede particular de ensino – Rede Cruzeiro do Sul, no período de 2016 a 2017 e como secretária acadêmica das Faculdades São Sebastião no período de 2003 a 2007 Foi professora no Colégio Poli-Positivus / Colégio Objetivo no período de 1999 a 2003 e na rede estadual paulista no período de 1993 a 2002.

DIA 23 DE JULHO

ÀS 11H00

Professora titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, onde ministra aulas do ensino médio ao doutorado na área de linguagens. Formada em Letras/Português, bacharel e licenciada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre e doutora em Estudos Linguísticos pela mesma universidade. É especializada em na relação entre tecnologias, leitura e escrita. A mais recente publicação é “Multimodalidade, textos e tecnologias – provocações para a sala de aula”, pela Parábola (2021). Atua no regime de ensino remoto desde agosto do ano passado, mas já tem experiência de mais de uma década como professora do curso de especialização em Linguagens, Tecnologias e Educação da UFMG, que é totalmente on-line desde sempre. Suas pesquisas sobre TDIC e educação acabaram envolvendo-a nas reflexões e nas questões deste tempo pandêmico tão duro para a escola brasileira. 

ÀS 12H00

Mestre em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul. Especialista em Literatura, pela Universidade de Taubaté; em Docência da Língua Portuguesa, pela Universidade de Campinas; e em Docência da Língua Inglesa, pela Faculdades Metropolitanas Unidas. Formada em Letras e Pedagogia, pelo Centro Universitário Módulo. Graduanda em Direito, pelo Centro Universitário Módulo. Nos 15 anos de magistério, atuou nas redes municipal, estadual e particular. É professora efetiva na prefeitura de São Sebastião desde 2012. Desde 2017, atua na gestão da escola E.M. Prof. Walfrido Maciel Monteiro.

ÀS 14H00

Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2010-2013). Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Newton Paiva (2004), Teoria Psicanalítica pela UFMG (2001) e Psicopedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1999). Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998). Atuou por mais de 22 anos em escolas como professora, coordenadora pedagógica e diretora. É conferencista, tendo participado de inúmeros eventos educacionais (nacional e internacional). Autora de diversos artigos sobre educação em sua relação com a comunidade; indisciplina escolar; relação família e escola; transtornos educacionais dentre outros temas. Atualmente colabora com seus artigos na revista Direcional Educador de São Paulo. Autora dos livros: “Educação e Psicanálise: Vazio existencial”, “O Que Quer a Escola: Novos Olhares resultam em Outras Práticas” e Cabeça nas Nuvens: orientando Pais e Educadores sobre o Transtorno do Déficit de Atenção, publicados pela editora WAK, do Rio de Janeiro. Coautora do livro Escola no Divã lançado em 2018.

ÀS 15H00

Professora titular emérita da Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – Ceale – da Faculdade de Educação da UFMG. Graduada em Letras, doutora e livre-docente em Educação. É autora de diversos livros, e especialmente conhecida por seus livros didáticos de Língua portuguesa usados dos anos 1970 a 1990. Possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1953) e doutorado em Didática também pela Universidade Federal de Minas Gerais (1962), dispõe do título de Livre-Docência pela Universidade Federal de Minas Gerais (1962) Atualmente é membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, membro de comitê assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consultora de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior, conselheira da Communautée économique éuropéene, professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com contribuições em ensino-aprendizagem, atua com ênfase nos seguintes temas, alfabetização, letramento, escrita, ensino, leitura e na formação de professores no Brasil.

ÀS 16H00

Formado em Magistério, para atuar com os anos iniciais da Educação Básica pelo Colégio Cenecista Marechal Arthur da Costa e Silva de Guarujá do Sul, SC; Atuou nos anos iniciais da Educação Básica e Ensino Infantil; Licenciado em Matemática com habilitação em Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina; Licenciado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho; Especialista em Psicopedagogia, Ensino de Física, Gestão da educação Pública; Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Pós Doutorado com ênfase nos Elementos do Enfoque CTS e da Educação Matemática Crítica contemplados nas diretrizes curriculares e nas questões do ENADE para os cursos de Licenciatura em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); Professor da rede municipal de Guarujá do Sul-SC, Caraguatatuba e São Paulo/SP e da rede estadual de Educação Básica nos estados de Santa Catarina e São Paulo; Professor no Centro Universitário Módulo na cidade de Caraguatatuba, nas Universidades Nove de Julho, FMU, Cruzeiro do Sul na cidade de São Paulo; Atuou como Tutor on-line pela FUNCAMP no programa REDEFOR do governo do Estado de São Paulo. Atualmente é Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Cultura e Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC na graduação e pós-graduação. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação da UFABC, nas linhas de pesquisa: ensino, aprendizagem, currículo, CTS, estágio supervisionado, ensino de astronomia e formação de Professores. É parecerista das revistas Ciência e Educação e RENCIMA.

ÀS 17H00

Professor com Licenciatura Plena em Matemática pelo UNINCOR (Universidade Vale do Rio Verde – Três Corações/MG). Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2ª Graduação) 2021-UNICESUMAR Pós-Graduado em Ensino da Matemática FCE (Faculdade Campos Elíseos) e em Educação Profissional e Tecnológica e Educação a Distância pela mesma instituição. Tem formação complementar em Matemática Significativa; Novas Tendências do Ensino da Matemática; Mídias, Tecnologia e Aprendizagem; Docência e Mediação Pedagógica. Atua como professor de Matemática com turmas dos anos finais do Ensino Fundamental das Prefeituras de Ilhabela e São Sebastião. Tem treze anos de experiência na área de educação; é responsável pela gestão de turmas e de aulas, atuante na execução de projetos de apoio e recuperação dos alunos.

ÀS 17H30

Kaylla é graduada em Letras e Pedagogia, especialista em Literatura pela UNITAU e em Mediação de leitura literária pela UNESP. Atuou como professora de Literatura em cursinhos pré-vestibular por 12 anos em diferentes sistemas de ensino. Idealizadora do Jovens em Atuação, é professora efetiva de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de São Sebastião e atualmente cursa Mestrado em Educação pela Universidade da Cidade de São Paulo, na linha de Subjetividades, dentro do grupo de pesquisa “Narrativa (auto)Biográfica Pictográfica: representações sociais da experiência estética nos processos formativos”, coordenado pela professora doutora Margaréte May Berkenbrock-Rosito.

Rita Pinheiro é formada no Magistério e em Pedagogia e pós graduada em Psicopedagogia pela UMC, Mogi das Cruzes, Psicanálise, infância e Educação pela USP e em ABA, Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Deficiente Intelectual pela UFSCar. É Mestre em Educação pela Universidade São Marcos e doutoranda em Educação pela Metodista de São Paulo. Atua como professora no município de São Sebastião desde 1990.

ÀS 18H00

ENCERRAMENTO