


PRIMEIRAS VIVÊNCIAS
2021

AOS PAIS, RESPONSÁVEIS E QUERIDOS ALUNOS
É com grande satisfação que iniciamos o ano letivo, mesmo que neste primeiro momento não possamos retornar de maneira presencial, devido a pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19). Precisamos estreitar os laços entre família e escola e oportunizar momentos para que as crianças construam uma rotina de estudos.
Contamos com o apoio e participação da família para auxiliar as crianças neste processo e temos certeza que dentro desta perspectiva alcançaremos resultados positivos com essa parceria.
Estas atividades têm como base a competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO e AUTOCUIDADO: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocríticas e capacidade para lidar com elas.
DICAS IMPORTANTES: O aprendizado da criança depende muito do vínculo afetivo e a presença da família é necessário para o desenvolvimento do bebê. Criar situações de interação, em um ambiente adequado, falando devagar e olhando nos olhos, são atitudes que fortalecem o vínculo e favorecem o crescimento social, cognitivo e emocional da criança.
Estabelecer um horário na rotina do bebê para realizar as atividades, respeitando os outros momentos, como: hora do banho, dormir ou comer é essencial para uma aprendizagem prazerosa.
Cantar músicas infantis e contar histórias também são ações que contribuem para o desenvolvimento do bebê, devendo fazer parte da rotina diária da criança. Esta proposta de trabalho tem como tema gerador a música “Se eu fosse um peixinho”, mas é importante a construção de um repertório amplo. Para finalizar, é interessante esclarecer que estas atividades podem ser repetidas outras vezes, já que o bebê demonstra prazer com esta ação.

1) MAMÃE, NO MOMENTO EM QUE A CRIANÇA ESTEJA BEM CALMA CONVIDE-A PARA CANTAR A MÚSICA “SE EU FOSSE UM PEIXINHO” FAZENDO GESTOS. NESTA ATIVIDADE É POSSÍVEL EXPLORAR BEM A INTERAÇÃO DA CRIANÇA POR MEIO DO MOVIMENTO E DA ORALIDADE. APROVEITE PARA APRESENTAR O PROFESSOR PEIXINHO, POIS ELE IRÁ NOS ACOMPANHAR EM MUITAS ATIVIDADES.

OBSERVAÇÕES: OUTRA PROPOSTA É FORMAR UM CÍRCULO COM BRINQUEDOS E A CRIANÇA DEVERÁ MOVIMENTÁ-LOS PARA O FORA DA RODA, DE ACORDO COM A COMANDA DA MÚSICA, EXPLORANDO A FALA DO BEBÊ E OS CONCEITOS DENTRO E FORA.
2) MAMÃE, LEVE A CRIANÇA PARA BRINCAR NA AREIA. DEPOIS, PARA EXPLORAR DIFERENTES TEXTURAS, FAÇA UMA COLAGEM LIVRE COM AREIA. PEÇA AO BEBÊ PARA PASSAR A MÃO E PERCEBER A DIFERENÇA ENTRE O ÁSPERO (AREIA) E O LISO (PAPEL).

3) PARA ESTA ATIVIDADE, A MAMÃE DEVERÁ PREVIAMENTE RECORTAR AS FICHAS COM OS EMOJIS E CONVIDAR A CRIANÇA PARA BRINCAR. UM DE FRENTE PARA O OUTRO, A MAMÃE ESCOLHE UMA FICHA E AMBOS IMITAM A EXPRESSÃO FACIAL. NESTE MOMENTO É IMPORTANTE A MÃE ORALIZAR A AÇÃO (MANDAR BEIJO/ BRAVO/ FELIZ/ TRISTE/ DORMINDO/ CARETA/ ETC).

4) MAMÃE, DEPOIS DE EXPLORAR AS EXPRESSÕES FACIAIS/ SENTIMENTOS COM O SEU BEBÊ, VEJA COMO ELE ESTÁ: FELIZ OU TRISTE? RASGUE PAPÉIS COLORIDOS EM PEQUENOS PEDAÇOS (PODE SER FOLHA DE REVISTA) E COLE NO EMOJI QUE REPRESENTA COMO ELE ESTÁ SE SENTINDO.

OBSERVAÇÕES: PARA INCENTIVAR ESTA ATIVIDADE A MAMÃE E O BEBÊ PODEM ASSISTIR AO VÍDEO “BEBÊ RI QUANDO O PAI RASGA O PAPEL”
5) VAMOS BRINCAR DE PESCARIA? MAMÃE ENCHA UMA BANHEIRA/ BACIA OU BALDE COM ÁGUA E COLOQUE PEÇAS DE PLÁSTICO (PODE SER TAMPINHAS). ENTREGUE PARA A CRIANÇA UMA PENEIRA E DIGA PARA O BEBÊ: “VAMOS PESCAR? ”.

6) MAMÃE, VAMOS TRABALHAR COM A COORDENAÇÃO E O EQUILÍBRIO DO BEBÊ? VOCÊ PODE DESENHAR UMA LINHA, COLAR FITA ADESIVA OU UTILIZAR UMA CORDA PARA FAZER UMA LINHA NO CHÃO. PEDIR PARA A CRIANÇA ANDAR SOBRE A LINHA E DEPOIS REALIZAR O MESMO PERCURSO COM UM BRINQUEDO, COMO APRESENTADO NAS FOTOS.
*TRABALHAR COM DIFERENTES TRAÇADOS DE LINHA.

7) MAMÃE, O PROFESSOR PEIXINHO TAMBÉM QUER BRINCAR COM VOCÊS! ELE QUER MUDAR SEU VISUAL, VAMOS AJUDÁ-LO A FAZER UM CABELO BEM MALUCO?
O RESPONSÁVEL DEVERÁ RECORTAR O PEIXE E COLAR EM UM PAPELÃO PARA FICAR MAIS FIRME. PEDIR PARA A CRIANÇA COLOCAR OS PREGADORES NO ENTORNO DA CABEÇA DA IMAGEM PARA REPRESENTAR O CABELO.
————————————————————————————————————————————————–RECORTAR—–

8) O PROFESSOR PEIXINHO GOSTA DE TUDO BEM COLORIDO, PINTE-O COM A SUA COR PREFERIDA.

9) VAMOS CONSTRUIR UM TERMÔMETRO DAS EMOÇÕES.

10) O PROFESSOR PEIXINHO SE DESPEDE AGRADECENDO MUITO A SUA PARTICIPAÇÃO. PARA FINALIZAR QUE TAL PREPARAR UMA TINTA NATURAL PARA VOCÊ FAZER A IMPRESSÃO DA SUA MÃO E TRANSFORMAR EM UM PEIXINHO! BOA DIVERSÃO.

SUGESTÕES PARA ENRIQUECER O REPERTÓRIO:
HISTÓRIAS INFANTIS
MÚSICAS INFANTIS
BRINCADEIRAS




PRIMEIRAS VIVÊNCIAS
2021
AOS PAIS, RESPONSÁVEIS E QUERIDOS ALUNOS
É com grande satisfação que iniciamos o ano letivo, mesmo que neste primeiro momento não possamos retornar de maneira presencial, devido a pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19). Precisamos estreitar os laços entre família e escola, além de oportunizar momentos para que as crianças construam uma rotina de estudos.
Contamos com o apoio e participação da família para auxiliar as crianças neste processo e temos certeza que dentro desta perspectiva alcançaremos resultados positivos com essa parceria.
Estas atividades têm como base a competência 8 da BNCC:
AUTOCONHECIMENTO e AUTOCUIDADO: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocríticas e capacidade para lidar com elas.

1) VAMOS CANTAR COM O PROFESSOR PEIXINHO!

OBSERVAÇÕES: OUTRA PROPOSTA É FORMAR UM CÍRCULO COM BRINQUEDOS E A CRIANÇA DEVERÁ MOVIMENTÁ-LOS PARA FORA DA RODA, DE ACORDO COM A COMANDA DA MÚSICA, EXPLORANDO BEM A ORALIDADE E OS CONCEITOS DENTRO E FORA.
O PROFESSOR PEIXINHO QUER CONHECER VOCÊ, SUAS PREFERÊNCIAS E COMO VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO.

2) PINTE O EMOJI QUE REPRESENTA SEU SENTIMENTO HOJE.

3) O PROFESSOR PEIXINHO QUER SABER: O QUE TE FAZ FELIZ?
RECORTE DE REVISTA, DESENHE OU COLE UMA FOTO DE COMO GOSTA DE APROVEITAR O SEU TEMPO.

4) UTILIZANDO O MATERIAL DE APOIO, O RESPONSÁVEL DEVERÁ RECORTAR AS LETRAS E AUXILIAR A CRIANÇA A FORMAR O PRÓPRIO NOME.

5) QUANTOS ANOS VOCÊ TEM?
COLE A QUANTIDADE DE VELINHAS NO BOLO QUE REPRESENTA A SUA IDADE (BUSCAR NO MATERIAL DE APOIO).

6) OLHE NO ESPELHO E DESENHE VOCÊ OU COLE UMA FOTO SUA BEM BONITA.

7) O PROFESSOR PEIXINHO GOSTA DE TUDO BEM COLORIDO, PINTE-O COM A SUA COR PREFERIDA.

8) O PROFESSOR PEIXINHO ESTÁ CURIOSO PARA DESCOBRIR QUAL FRUTA VOCÊ MAIS GOSTA. FAÇA SUA ESCOLHA E PINTE. PODE SER MAIS DE UMA, SE QUISER.

9) VAMOS CONSTRUIR UM TERMÔMETRO DAS EMOÇÕES.

10) O PROFESSOR PEIXINHO SE DESPEDE AGRADECENDO MUITO A SUA PARTICIPAÇÃO. PARA FINALIZAR, QUE TAL PREPARAR UMA TINTA NATURAL PARA VOCÊ FAZER A IMPRESSÃO DA SUA MÃO E TRANSFORMAR EM UM PEIXINHO! BOA DIVERSÃO.

MATERIAL DE APOIO

SUGESTÕES PARA ENRIQUECER O REPERTÓRIO:
HISTÓRIAS INFANTIS
MÚSICAS INFANTIS
BRINCADEIRAS



ATIVIDADE 01

PAIS, RESPONSÁVEIS E QUERIDOS ESTUDANTES
É com grande satisfação que iniciamos o ano letivo, mesmo que neste primeiro momento não possamos retornar de maneira presencial, devido a pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19). Devemos estreitar os laços entre família e escola e oportunizar momentos para que as crianças construam uma rotina de estudos.
Contamos com o apoio e participação da família para auxiliar as crianças neste processo e temos certeza que dentro desta perspectiva alcançaremos resultados positivos com essa parceria.
Estas atividades têm como base a competência 8 da BNCC:
AUTOCONHECIMENTO e AUTOCUIDADO: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocríticas e capacidade para lidar com elas.




















ATIVIDADE 02

PAIS, RESPONSÁVEIS E QUERIDOS ESTUDANTES
É com grande satisfação que iniciamos o ano letivo, mesmo que neste primeiro momento não possamos retornar de maneira presencial, devido a pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19). Devemos estreitar os laços entre família e escola e oportunizar momentos para que as crianças construam uma rotina de estudos.
Contamos com o apoio e participação da família para auxiliar as crianças neste processo e temos certeza que dentro desta perspectiva alcançaremos resultados positivos com essa parceria.
Estas atividades têm como base a competência 8 da BNCC:
AUTOCONHECIMENTO e AUTOCUIDADO: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocríticas e capacidade para lidar com elas.


MÚSICA: CARA DE QUÊ?
Cara de quê? Cara de quê? Cara de quê? Todo mundo vai fazer? Cara de bravo é o que vamos ver Cara de bravo todo mundo vai fazer Continua fazendo Cara de quê? Cara de quê? Todo mundo vai fazer? Cara de inteligente é o que vamos ver Cara de inteligente todo mundo vai fazer Continua fazendo Cara de quê? Cara de quê? Todo mundo vai fazer? Cara de medo é o que vamos ver Cara de medo todo mundo vai fazer |
ATIVIDADE 1 – Desenhe as expressões:
Desenhe nos círculos as expressões faciais que completam as frases. Depois escreva em cada retângulo o nome da emoção que você desenhou:


ATIVIDADE 2 – VAMOS OUVIR A MÚSICA E CANTAR. PINTE OS QUADRADOS DE ACORDO COM OS SENTIMENTOS QUE COMPLETAM AS FRASES ABAIXO.
Músicas das cores e sentimentos
AMARELO ALEGRE,
AZUL TRISTE,
VERDE SONOLENTO,
VERMELHO BRAVO,
LARANJA QUENTE,
MARROM FAMINTO,
BRANCO PREOCUPADO,
ROSA DOENTE…


ATIVIDADE 3 – Pinte os desenhos (EMOJIS) com as cores indicadas:
ALEGRIA= LARANJA | RAIVA= VERMELHO | FELIZ= ROSA |
TRISTEZA= AZUL | MEDO= ROXO | CHORO= CINZA |
DÚVIDA= VERD | GARGALHADA= AMARELO |

ATIVIDADE 4: HORA DE CONVERSA EM FAMÍLIA. APÓS A LEITURA DO LIVRO INDICADO ABAIXO, O RESPONSÁVEL PELA CRIANÇA PODERÁ FAZER PERGUNTAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO E AUTOCONHECIMENTO, OUVINDO ATENTAMENTE AS RESPOSTAS. – LIVRO DOS SENTIMENTOS – TODD PARR:
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dR5b8-MGEP

ATIVIDADE 5: AS EMOÇÕES FORAM DESENHADAS COM A NUMERAÇÃO NA ORDEM ERRADA. VAMOS DESENHÁ-LAS NA ORDEM CERTA? DEPOIS PODE PINTAR BEM BONITO

MÚSICA: SE VOCÊ ESTÁ CONTENTE

ATIVIDADE 6: JOGO DAS EMOÇÕES
RECORTE OS EMOJIS E EMBARALHE. CADA PARTICIPANTE TIRA UMA CARTA. E DEVERÁ FALAR O QUE PROVOCA CADA EMOÇÃO.
OBS: A CARTELA PARA RECORTAR ESTÁ NO FINAL DAS ATIVIDADES.
ATIVIDADE 7: PINTE AS IMAGENS QUE TE DEIXAM FELIZ.

ATENÇÃO! NÃO COMPARTILHAR COPOS, TALHERES OU OBJETOS DE USO PESSOAL É OUTRA DICA QUE VALE À PENA SER LEMBRADA!
ATIVIDADE 8: DESENHE O QUE TE DEIXA FELIZ.

ATIVIDADE 9: LIGUE CADA EMOÇÃO ATÉ A PALAVRA CORRESPONDENTE:

ATIVIDADE 10: VAMOS LEVAR O COLEGUINHA TRISTE ATÉ O NOSSO COLEGUINHA FELIZ?

ATIVIDADE 11: COMO VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO NESTE MOMENTO EM QUE NÃO PODE IR À ESCOLA?

DESENHE COMO VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO E COMPLETE SEU ROSTO COLOCANDO TODAS AS PARTES. LEMBRE-SE DAS ORELHAS E DO CABELO.

AGORA CONTE PARA ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA E PEÇA PARA ESCREVER NO ESPAÇO ABAIXO, PORQUE VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO ASSIM:

ATIVIDADE 12: JOGO DA MEMÓRIA DAS EMOÇÕES: RECORTE E BRINQUE (folha para recorte no final do caderno).
RECORTE AS IMAGENS E SIGA AS REGRAS DO JOGO.


Sugestão de música. “ROCK DAS EMOÇÕES”.
ATIVIDADE 13: PESQUISE QUAL É O SEU NOME E SOBRENOME. AGORA REGISTRE NO RETÂNGULO ABAIXO SEU NOME E SOBRENOME.


ATIVIDADE 14: AGORA DESENHE VOCÊ NO ESPAÇO ABAIXO:
ESSE(A) SOU EU!

REGISTRE SUA IDADE:
TENHO ____ANOS

ATIVIDADE 15: VAMOS FAZER UMA SALADA DE FRUTAS? PEÇA A AJUDA DE UM ADULTO:

ATIVIDADE 16 – DESENHE NA TRAVESSA AS FRUTAS QUE VOCÊ UTILIZOU NA SUA SALADA DE FRUTAS.

ATIVIDADE 17: OLHE COMO AS FRUTAS SÃO COLORIDAS. VAMOS APROVEITAR O MOMENTO E ESCREVER O NOME DE CADA COR ABAIXO?

ATIVIDADE 18: MANUELA E JOÃO VITOR ADORAM FRUTAS! RECORTE AS FRUTAS (QUE ESTÃO NA FOLHA PARA RECORTE NO FINAL DO CADERNO) E COLE-AS EM CIMA DA MESA. NÃO É NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DA TESOURA, POIS VAMOS RASGAR EM VOLTA DA FIGURA.

ATIVIDADE 19: CONTE E REGISTRE A QUANTIDADE DE CADA FRUTA QUE VOCÊ COLOU:

ATIVIDADE 20: AGORA VOCÊ PODE MONTAR UM PRATO COM SUA COMIDA FAVORITA. AÍ ESTÃO ALGUMAS SUGESTÕES:
Alimentação divertida

MANDE FOTOS DE SUAS PRODUÇÕES PARA SEU(A) PROFESSOR (A).
ATIVIDADE 21: SITUAÇÃO PROBLEMA: A MÃE DE MANUELA FOI AO MERCADO E COMPROU 3 MAÇÃS. A MÃE DE JOÃO VITOR TAMBÉM ESTAVA NO MERCADO E COMPROU 6 LARANJAS. QUANTAS FRUTAS AS DUAS COMPRARAM AO TODO? REGISTRE SEU PENSAMENTO E COLOQUE O RESULTADO NO ESPAÇO ABAIXO.


ATIVIDADE 22: DESENHE AS FORMAS GEOMÉTRICAS QUE SE PAREÇAM COM CADA FIGURA.

ATIVIDADE 23: VAMOS FAZER AS CONTINHAS?
PEGUE ALGUNS OBJETOS EM SUA CASA (PODE SER LÁPIS) E VAMOS CONTAR. COLOQUE A QUANTIDADE DE OBJETOS QUE PEDIMOS E A SEGUIR PINTE O NÚMERO CORRESPONDENTE AO TOTAL.

ATIVIDADE 24: CONTE AS EMOÇÕES E ESCREVA O NÚMERO QUE REPRESENTA A QUANTIDADE CORRETA:

EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE 25: EQUILIBRANDO PAPEL NA CABEÇA – PROPOR DESAFIO DE EQUILÍBRIO É MUITO DIVERTIDO E GERALMENTE PRECISAMOS APENAS DO PRÓPRIO CORPO E UM POUCO DE IMAGINAÇÃO. UTILIZANDO UMA FOLHA DE CADERNO OU GUARDANAPO DE PAPEL, ESTIMULE A CRIANÇA A REPRODUZIR MOVIMENTOS, SEM SAIR DO LUGAR, ENQUANTO ELA EQUILIBRA A FOLHA NA CABEÇA. EXEMPLO: LEVANTAR UM BRAÇO DE CADA VEZ, DEPOIS OS DOIS BRAÇOS JUNTOS, AGACHAR, FICAR EQUILIBRADO EM UM PÉ SÓ, ETC.

UTILIZANDO O MATERIAL QUE TIVER EM CASA (GARRAFA PLÁSTICA, CADEIRA, BALDE, ETC) CONSTRUA UM CAMINHO POR ONDE A CRIANÇA VAI ANDAR EQUILIBRANDO O PAPEL SOBRE A CABEÇA. É IMPORTANTE AUMENTAR O NÍVEL DE DIFICULDADE DO DESAFIO A CADA VEZ QUE O PERCURSO FOR COMPLETADO. PARA ISSO, PODE-SE SOLICITAR QUE A CRIANÇA CAMINHE BATENDO PALMAS, IMITANDO OS MOVIMENTOS DE ANIMAIS, CANTANDO UMA MÚSICA, ETC…
LEMBRE-SE: RESPEITE OS LIMITES DA CRIANÇA!
A ÚLTIMA PARTE DESTA ATIVIDADE, AINDA MANTENDO O PAPEL EQUILIBRADO SOBRE A CABEÇA, O DESAFIO É QUE A CRIANÇA CANTE E DANCE A MÚSICA „‟CABEÇA, OMBRO JOELHO E PÉ‟‟.




