ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS – LÍNGUA INGLESA

ATIVIDADE 01

HABILIDADE: Localizar informações específicas em texto.

1 – CHALLENGE : DESCRIBING PLACES

2 – Observando as imagens do exercício anterior, de qual país de língua inglesa elas pertencem?

3 – PALAVRAS COGNATAS.

Leia e observe o texto abaixo circulando as PALAVRAS COGNATAS que encontrar com um lápis ou caneta colorida.

Agora preencha o quadro abaixo reescrevendo as palavras que você circulou:

4 – Vamos observar o texto mais uma vez?

Responda as questões que seguem:

  • A) Quando foi postada essa descrição?

………………………………………………………………………………………………………………………………..

  • B) Pelo tipo do texto, onde você afirma que ele foi escrito/postado?

……………………………………………………………………………………………………………………………..

  • C) Sobre quais lugares o texto indica a visita por turistas?

………………………………………………………………………………………………………………………………..

  • D) Qual é a cidade desses lugares turísticos?

………………………………………………………………………………………………………………………………..

  • E) No final do parágrafo, qual bebida típica do país que é sugerida para apreciar e descansar após os passeios?

5 – Leia as frases abaixo e assinale TRUE ou FALSE de acordo com o texto:

Fonte: Atividades adaptadas de: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/6ano/ingles/ler-descricoes-de-lugares-em-lingua-inglesa/3002

ATIVIDADE 02

HABILIDADE: Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.

Leia o texto a seguir e responda as questões assinalando as alternativas corretas:

OBENTO: ART IN A LUNCH BOX

by Teresa V. Mitchum

“Kids eat their obento at a classroom table.” 

WHAT’S SO MUCH FUN ABOUT LUNCHTIME IN JAPAN?

Japanese kids eat a good-looking lunch. They carry lunches to school in bento boxes. Their boxed lunch is called obento (oh-BEN-toe).

Bento boxes are small containers made out of plastic, wood, or metal. Sometimes they have sections to separate the food.

The bento boxes are usually decorated with cartoon characters, animals, or flowers. They have matching chopsticks or silverware containers, bags, cups, and lunch mats. 

PRETTY FOOD

Inside the bento box, the obento is just as colorful. Many Japanese people believe that all food should taste good and look pretty. There is a Japanese saying: Food should be made so that you could eat it with your eyes.

Japanese parents often choose foods with different colors, textures,1 shapes, and tastes. Then they arrange the food in the bento boxes.

Mrs. Sato, who lives in Tokyo, makes obento for her son Koki. She says, “I want Koki’s obento to be colorful. I try to include foods that are red, green, yellow, and brown. I make the obento look nice but also make sure it’s healthy.”

What do kids eat as their obento? Rice and side dishes.

2 – What do the Japanese kids carry in bento boxes?( O que tem dentro das  marmitas Bento?)

(A) They carry notebooks.

(B) They carry lunches.

(C) They school supplies.

(D) They carry plastic and wood.

3 – The Japanese saying:  (No trecho abaixo, qual a frase que corresponde no português?)

“Food should be made so that you could eat it with your eyes.”     Means:

(A) O alimento deve ser preparado para que você possa comê-lo com os olhos.

(B) A comida deve ser nutritiva e saudável.

(C) O alimento deve ser preparado com ótimas condições de higiene.

(D) O alimento não deve ser desperdiçado jamais.

4 – Bento boxes are small containers made out of: (De que material podem ser feitas as marmitas Bento?)

(A) metal, wood or plastic.

(B) plastic, wood, or paper.

(C) water, glue or wood.

(D) plastic, wood, or metal.

5 – What do kids eat as their obento? (O que tem dentro das Bentos?)

(A) Rice and beans.

(B) Salad and healthy food.

(C) Food in different colors, textures, shapes, and tastes.

(D) Tomato and colored foods.

Fonte: https://novaescola.org.br/

ATIVIDADE 03

HABILIDADE: Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

TEXT C: Chocolate Chip Cookies

Atividades:

1- Observe os textos A, B e C e identifique os gêneros textuais:

2. Com base na atividade anterior e na observação do layout dos textos, dê o equivalente em português para os seguintes gêneros:

a) Recipe: _________________________

b) Menu: __________________________

d) Invitation: _______________________

3. Para responder as questões 1 e 2 acima, assinale as informações que auxiliaram você a identificar os gêneros:

a) (   ) o formato (layout)

b) (   ) os recursos tipográficos (negrito, itálico, etc)

c) (   ) as palavras características de cada gênero textual

d) (   ) o tipo de letra (fonte)

e) (   ) as figuras

4. Faça uma lista dos cognatos que você encontrou em cada texto (no mínimo 05 para cada texto).

Texto A – ____________________________________________________________________________

Texto B –_____________________________________________________________________________

Texto C – _____________________________________________________________________________

5. Volte aos textos, observe-os atentamente e responda as questões a seguir:

a) No texto A, você reconhece alguma palavra que você já conhecia? Qual/ Quais é/são ela (s)? ____________________________________________________________________________

b) Para quem está destinado o texto A? ____________________________________________________________________________

c) Qual o objetivo do texto B? Onde as pessoas geralmente encontram esse texto? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

d) Em que momento você costuma ler o texto C? Com qual objetivo? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

f) Ainda observando o texto C, você reconhece alguma palavra? Qual/Quais é/são ela (s)? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

6. Utilizando a estratégia “skimming” responda as questões:

a) Texto A- Para que tipo de evento é este convite?

____________________________________________________________________________

b) Texto B – Qual é o prato principal mais caro do cardápio?

____________________________________________________________________________

c) Texto B- Qual é a sobremesa mais saudável ofertada no cardápio?

____________________________________________________________________________

d) Texto C- De que é a receita? Você a prepararia? Para que refeição do dia?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

7 – Utilizando a estratégia “scanning” responda as questões:

a) Texto A: Qual é o dia e horário que a festa acontecerá? ___________________________________________________________

b) Texto A: Onde a festa acontecerá?  ___________________________________________________________

c) Texto B: Retire alguns alimentos para as categorias abaixo. Consulte o dicionário, se necessário.

Bebidas__________________________________________________________________________

Extras___________________________________________________________________________

Vinhos___________________________________________________________________________

Sobremesas__________________________________________________________________d) Texto C: Qual é o tempo de assar desta receita? ________________________________________________________________________________